30 JUN 2022 | ATUALIZADO 18:23
NACIONAL
POR LEANDRO MAZZINI
21/06/2022 09:46
Atualizado
21/06/2022 09:58

[COLUNA ESPLANADA] Indicado a presidência da Petrobras não concluiu pós-graduação no exterior

A+   A-  
A indicação de Caio Mário Paes de Andrade para a presidência da Petrobras, pelo presidente Jair Bolsonaro, travou em dois itens. A Coluna apurou com fontes da direção e do Palácio que ele não cumpriu dois requisitos da lista: não tem experiência anterior de gestão, conforme manda a Lei das Estatais (13.303), e há um constrangimento ainda a ser resolvido. Uma pesquisa da diligência interna constatou que ele não concluiu uma pós-graduação no exterior, conforme está no currículo – o caso já é comparado ao de Decotelli no Ministério da Educação. A assessoria da petroleira foi questionada e não respondeu até o fechamento da Coluna.
Imagem 1 -  [COLUNA ESPLANADA] A indicação de Caio Mário Paes de Andrade para a presidência da Petrobras, pelo presidente Jair Bolsonaro, travou em dois itens. A Coluna apurou com fontes da direção e do Palácio que ele não cumpriu dois requisitos da lista: não tem experiência anterior de gestão, conforme manda a Lei das Estatais (13.303), e há um constrangimento ainda a ser resolvido. Uma pesquisa da diligência interna constatou que ele não concluiu uma pós-graduação no exterior, conforme está no currículo – o caso já é comparado ao de Decotelli no Ministério da Educação. A assessoria da petroleira foi questionada e não respondeu até o fechamento da Coluna.
[COLUNA ESPLANADA] A indicação de Caio Mário Paes de Andrade para a presidência da Petrobras, pelo presidente Jair Bolsonaro, travou em dois itens. A Coluna apurou com fontes da direção e do Palácio que ele não cumpriu dois requisitos da lista: não tem experiência anterior de gestão, conforme manda a Lei das Estatais (13.303), e há um constrangimento ainda a ser resolvido. Uma pesquisa da diligência interna constatou que ele não concluiu uma pós-graduação no exterior, conforme está no currículo – o caso já é comparado ao de Decotelli no Ministério da Educação. A assessoria da petroleira foi questionada e não respondeu até o fechamento da Coluna.
FOTO: REPRODUÇÃO

COLUNA ESPLANADA

Leandro Mazzini


BRASÍLIA, TERÇA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2022 - Nº 3376

Prospecção de risco

A indicação de Caio Mário Paes de Andrade para a presidência da Petrobras, pelo presidente Jair Bolsonaro, travou em dois itens. A Coluna apurou com fontes da direção e do Palácio que ele não cumpriu dois requisitos da lista: não tem experiência anterior de gestão, conforme manda a Lei das Estatais (13.303), e há um constrangimento ainda a ser resolvido. Uma pesquisa da diligência interna constatou que ele não concluiu uma pós-graduação no exterior, conforme está no currículo – o caso já é comparado ao de Decotelli no Ministério da Educação. A assessoria da petroleira foi questionada e não respondeu até o fechamento da Coluna.

Edital relâmpago

Os professores e alunos da Universidade Federal do Amapá foram surpreendidos no dia 10 de Junho com o edital da consulta prévia para escolha do reitor e vice-reitor, com prazo de apenas uma semana para campanha, debates e apresentação de propostas. Por regra, o edital deveria ter sido divulgado pela Comissão de Consulta Prévia cinco meses antes da expiração dos atuais mandatos – dia 22 de setembro; ou seja, desde 22 de abril. E o prazo normal para campanha eleitoral é de um mês. Há suspeitas de ingerência política-ideológica.


Chamado internacional

As principais ONGs internacionais que atuam na Amazônia preparam grande campanha nas redes sociais para alertar o mundo: Garimpeiros, grileiros, madeireiros, desmatamento para pecuária – em terras particulares e da União, somados à violência com a ausência de forças policiais. Amazonas, Rondônia, Acre e Pará, só para citar estes Estados, estão abandonados. Desde ano passado o Conselho da Amazônia, comandado pelo vice-presidente Mourão, não se reúne.

Mayday dos pilotos

Comandantes e pilotos das companhias aéreas do Brasil estão receosos com lobby das empresas no Congresso Nacional pela aprovação de uma lei que permite terceirização e contratação de mais estrangeiros. O mercado está mais aberto à contratação de latinos no Brasil, para um exemplo. Com os aportes de capital estrangeiro nas companhias, as acionistas estão empregando mais compatriotas.

Vaivém das poltronas

A turma de Brasília se apega a um mandato. Cinco ex-governadores confirmam candidaturas à Câmara dos Deputados pelo Distrito Federal: Rodrigo Rollemberg (PSB), Maria Abadia (UB), Rogério Rosso (PP), Agnelo Queiroz (PT), Cristovam Buarque (Cidadania). E dois ex-vices também entrarão no páreo: Renato Santana (PP) e Tadeu Filipelli (MDB, para distrital).

Turma do volante

A alta do diesel nas bombas e a estagnação do preço do frete já tiveram efeito paralelo na praça (e nas pistas). Cresceu significativamente a procura de caminhoneiros por crédito imediato – a antecipação de recebíveis, em especial. Quem constata é a Repom, da Edenred Brasil especializada em soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga. Houve incremento de 251% na negociação de contratos, entre abril de 2021 para o mesmo mês deste ano.

A Coluna errou

A nota “Kalil a mil (no ar)” foi publicada ontem com dois erros. O nome certo é Alexandre, e não Roberto Kalil. E ele se desincompatibilizou do cargo de prefeito de BH para viajar em campanha para o Governo de Minas.

_________________________________________________________ ________

ESPLANADEIRA

# Brasilcap recebe hoje, pelo terceiro ano consecutivo, Prêmio Consumidor Moderno. # Anibal Pinto lança amanhã livro “RIANI – As botinas tentaram calar”, na Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG). # Esquina da Cultura 2022 com shows de artistas nacionais acontece de 22 a 30 de julho, em Guarapari (ES). # Será realizado hoje evento Wday, da Warana Consultoria e Treinamentos, no Hotel Intercontinental, em São Paulo. # Os repórteres Aguirre Talento e Bela Megale lançam dia 29 livro “O fim da Lava-Jato”, no Casa Park Shopping (DF).

Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)

Notas

UNP 27 de junho de 2022

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário