28 NOV 2024 | ATUALIZADO 22:50
ESTADO
CARLA ALBUQUERQUE
27/06/2023 18:15
Atualizado
27/06/2023 18:15

Escola Estadual Coronel Solon é pioneira na plantação de Pitaya em Grossos

Sob a orientação do diretor Ronaldo Josino, os alunos do 3˚ ano do ensino médio deram início ao plantio de 30 mudas no espaço da escola destinado ao projeto, que é pioneiro na cidade. A expectativa é que após um ano, a escola possa produzir em torno 600 Pitayas, ou aproximadamente 180 kg da polpa da fruta, que poderá ser utilizada inclusive na merenda escolar.

O cultivo da Pitaya despertou o interesse dos alunos da Escola Estadual Coronel Solon em Grossos, na região da Costa Branca. Sob a orientação do diretor Ronaldo Josino, os alunos deram início ao plantio de 30 mudas no espaço da escola destinado ao projeto, que é pioneiro na cidade.

Conhecida em outros países como “fruta dragão”, devido a sua casca escamosa, aqui, a fruta leva o nome de pitaya, que significa “escama” em língua indígena. A Pitaya tem origem Mexicana, é rica em nutrientes e ajuda na prevenção de doenças como osteoporose, anemia e doenças cardiovasculares.

Segundo o diretor, o projeto é inovador e tem como objetivo promover a vivencia dos alunos e incentivar a agricultura sustentável na comunidade escolar. “O projeto é audacioso devido o material de montagem, e ao mesmo tempo inovador em escolas da rede estadual. A primeira etapa foi concluída com a plantação de 30 mudas de pitaya, a próxima fase, serão mais 30, o que dará uma plantação de 60 mudas”, explica.

A expectativa é que um ano após a plantação, a escola possa produzir em torno 600 Pitayas, ou aproximadamente 180 kg da polpa da fruta, que poderá ser utilizada inclusive na merenda escolar.

Além de promover um aprendizado de técnicas de plantio e cuidados com plantas, o projeto possibilita aos estudantes replicar esses conhecimentos em suas casas, garantindo uma alimentação mais saudável para todos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário