Nesta quinta-feira (23), as empresas Agrícola Famosa e Greensea assinaram carta de intenções para arrendar um dos berços de atracagem do Terminal Portuário de Natal.
A solicitação formal foi entregue à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), responsável pela gestão do porto, com a presença da governadora Fátima Bezerra.
A expectativa é de que o processo seja finalizado em até 18 meses. A meta da empresa é exportar 10 palletes de melão e melancia nos períodos de safra.
Este é um dos segmentos mais robustos do agronegócio potiguar, não apenas pela expressiva geração de empregos, mas também pelo protagonismo na balança comercial de exportação”, disse a governadora Fátima Bezerra.
A Agrícola Famosa, com sede em Mossoró, produz em diversas regiões do Rio Grande do Norte. Emprega em média 10 mil pessoas em suas linhas de produção e exportação.
Sobre a dragagem do porto para receber navios de maior porte, a governadora disse que está dialogando com o Ministério dos Portos e Aeroportos.
“Também obtivemos o compromisso do Ministro dos Portos e Aeroportos para a realização das tão aguardadas defensas da Ponte Newton Navarro, disse a governadora Fátima.
A área que a Agrícola Famosa pretende arrendar é de quatro mil metros quadrados no porto da capital potiguar. A proposta inclui a construção de um terminal frigorífico, destinado a ampliar o transporte não apenas de melões, mas também de outras frutas como manga e uva.
O CEO da Agrícola Famosa, Carlo Porro, destacou a intenção de transformar Natal em um polo de exportação de frutas. A estrutura terá o trabalho de logística feito pela empresa Greensea, que desde agosto já atua no transporte de frutas pelo Porto de Natal.
O diretor-presidente da Codern, Nino Ubarana, disse que carta será encaminhada à Secretaria Nacional de Portos, para permitir a continuidade do processo.
Após isso, a empresa interessada deve promover um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA), que deverá definir o local ideal para a instalação do empreendimento. Este estudo tem uma duração estimada de 120 a 180 dias.
Ainda de acordo com Ubarana, a expectativa é de que todo o processo seja finalizado em até um ano e meio. “Após o estudo, o documento vai passar por análises da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que é a agência reguladora do setor portuário. Em seguida, outras análises são feitas até a emissão do termo de arrendamento”, explicou.
Nova modalidade de transporte
A empresa Greensea utiliza pallets para o transporte, permitindo uma melhor qualidade do fruto. A substituição do contêiner pelo pallet permite que as frutas cheguem aos clientes no tempo correto, mantendo a qualidade, sem interrupções na cadeia logística e de fornecimento. A previsão da Agrícola Famosa é de embarcar 10 mil pallets por semana durante a safra de melões e melancias. Atualmente, um navio por semana opera no porto, mas a expectativa é que essa frequência dobre com o início da safra.
Os navios frigoríficos da Greensea, equipados com porões refrigerados, permitem que as frutas permaneçam conservadas por mais tempo, ampliando o alcance geográfico dos produtos do Rio Grande do Norte, inclusive alcançando o mercado asiático. A operação através do porto potiguar começou em agosto passado.
"Nosso sistema de câmaras frigoríficas dentro dos navios é uma das nossas grandes vantagens. Garantimos uma qualidade excepcional e uma temperatura ideal para o transporte das frutas. A principal característica dos nossos navios é a dedicação exclusiva ao serviço da fruticultura, sem escalas adicionais, proporcionando rapidez, delicadeza e direção direta na descarga da produção potiguar”, detalhou Hans Vos, diretor da Greensea.