O Rio Grande do Norte passa a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir desta segunda-feira (11). A CIN substituirá o atual modelo da identidade e contará apenas com o CPF como número de registro nacional de cada cidadão.
O agendamento para emissão de RG foi suspenso entre os dias 2 e 10 de dezembro, para a migração do sistema para o novo modelo, se mantendo nas Centrais do Cidadão apenas a entrega do documento para quem já foi atendido.
“A CIN agora unifica a base de dados, que passa a ser nacional. Antes, cada cidadão poderia fazer um RG diferente em cada Estado. Agora isso não será mais possível. O que traz também mais segurança”, destacou o diretor-geral do Instituto Técnico-Cientifico de Perícia do RN (Itep/RN), o perito criminal Marcos Brandão.
O processo de agendamento permanece o mesmo, através do https://www3.itep.rn.gov.br/agendamento. "Às 8h a gente abre o agendamento para o dia seguinte. Se o cidadão quer fazer [o agendamento] para amanhã, ele abre hoje, escolhe sua Central de preferência e no outro dia pode ir lá no horário marcado para ser atendido", explicou o perito criminal Pedro Meira.
Para fazer a nova carteira é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento. Além disso, é importante destacar que o seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) deve estar regularizado e atualizado na Receita Federal.
Por exemplo, se o nome registrado na Receita Federal ainda estiver no estado civil de solteiro(a), é necessário atualizá-lo antes de solicitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A nova carteira de identidade também estará disponível em sua forma digital, como já ocorre com a CNH. O cidadão receberá a carteira de identidade física, e contará também com a carteira digital no aplicativo GOV.BR.
O documento também apresenta um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Também está presente um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.
Além disso, a nova carteira de identidade do cidadão brasileiro tem prazo de validade, variando conforme a idade da pessoa:
0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
Acima de 60 anos – validade indeterminada.