A governadora Fátima Bezerra voltou a afirmar, o que já havia dito em Mossoró-RN, que as obras da duplicação da BR 304 começam no segundo semestre de 2025.
Desta vez, em Brasília-DF, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do superintendente do DNIT, Fabrício Galvão. A governadora estava com o secretário Estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho Rosado.
Segundo o ministro, a licença ambiental do projeto deve ser obtida até março, enquanto os projetos técnicos serão aprovados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A expectativa é que o edital de licitação seja publicado até o final de abril.
“Estivemos no Rio Grande do Norte no ano passado, com o presidente Lula, e anunciamos que a obra seria licitada no primeiro semestre de 2025, para iniciar no segundo semestre. O cronograma está mantido”, declarou Renan Filho.
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da duplicação da rodovia, considerada uma das principais demandas de infraestrutura do estado. “Esse é um sonho de décadas, que agora se torna realidade”, afirmou. Ao menos, é o que a população do Oeste espera.
A BR-304 é a principal rodovia de integração do Rio Grande do Norte, partindo de Natal até Mossoró e a divisa com o Ceará, passando por todas as mesorregiões do estado: Litoral, Agreste, Central e Oeste. Por ser estreita, ocorrem inúmeros acidentes com mortes e, também, dificulta a escoação da produção agrícola, sal e outros produtos do Oeste.
A obra de duplicação da BR-304 será dividida em quatro lotes, mas terá início com a execução de dois deles, totalizando aproximadamente 97 km.
O primeiro lote abrangerá o trecho de Mossoró até Assu, com 57 km de extensão, conforme previsto na ideia inicial do ex-senador Jean Paul Prates, em 2021.
Duplicação da BR 304 deve começar por Mossoró, diz Jean Paul Prates
O segundo lote partirá do entroncamento com a BR-226 (no final da reta Tabajara) e se estenderá até o município de Riachuelo, compreendendo um percurso de 40 km.
O investimento aproximado do Governo Federal na duplicação da BR 304, no trecho ligando a BR 226 a divisa com o Estado do Ceará, está orçada em mais ou menos R$ 3 bilhões.
A governadora Fátima Bezerra e o ministro Renan Filho asseguram que as obras começam no segundo semestre de 2025, mas não falam em quanto tempo será concluída.
O projeto de duplicação da BR 304 nasceu de um trabalho forte do ex-senador Jean Paul Prates, em 2019, quando ele percebeu que esta obra tão importante para o povo do Rio Grande do Norte nunca havia sido inserida no plano de investimento do Governo Federal.
Esta foi o primeiro ato, apesar da resistência dos técnicos do Governo Federal, pois eles afirmavam que a BR 304 era um trecho de rodovia federal doméstica e, para ser duplicada, não precisava inserir no plano de investimento do Governo Federal.
O então senador Jean Paul Prates argumentou que estavam enganados, pois a BR 304, na prática, é uma via federal que interliga as principais capitais do Nordeste e de fundamental importância para escoar a produção e para o fortalecimento do turismo.
Prates inclui duplicação da BR 304 na Lei de Diretrizes orçamentária
Mesmo assim, os técnicos resistiram, sendo necessário o ex-senador, como membro da comissão de orçamento representando o Senado, usar a força política para inserir a obra no plano de investimento e depois na Lei de Diretrizes Orçamentária do Governo Bolsonaro.
Em 2022, ao invés de confirmar, o ex-presidente Bolsonaro retirou a proposta de duplicação da BR 304 do orçamento. Neste mesmo ano, Bolsonaro perdeu as eleições e no ano seguinte, o presidente Lula, que o venceu, recolocou a pedido da governadora Fátima Bezerra.
A partir daí começou as contratações dos projetos, mantendo a ideia inicial do ex-senador Jean Paul Prates de iniciar a duplicação pela cidade de Mossoró, na direção de Assu, e, depois, de Macaíba, na direção da região Central do Estado. Em seguida, os outros dois trechos.