Na manhã desta quarta-feira (5), empresários e autoridades de Areia Branca participaram da apresentação do Polo Gás Sal, projeto que levará gás natural à Costa Branca Potiguar. O prefeito Manoel Cunha Neto, Souza, de Areia Branca, disse que a chegada do gás é o início da consolidação de fato da interiorização da industrialização do Rio Grande do Norte.
O evento, promovido pela Potigás em Areia Branca, destacou a importância da obra de infraestrutura para o desenvolvimento da região. Para o prefeito Souza, deve chamar a atenção dos empresários, não só do ramo do sal, mas os demais também para investir na costa Branca, contribuindo, assim, diretamente com o desenvolvimento regional.
A solenidade contou com a presença da diretoria da Potigás, representantes da Prefeitura de Areia Branca, da Câmara Municipal e do setor empresarial. A diretora-presidente da Potigás, Marina Melo, enfatizou o impacto positivo do investimento.
“Essa obra era um anseio antigo da região e agora se torna realidade. O gás natural trará mais desenvolvimento, segurança e eficiência energética, além de benefícios ambientais”, destacou.
O diretor técnico e comercial da Potigás, Dennis Falcon, detalhou o projeto, que receberá um investimento de mais de R$ 38 milhões para a construção de um gasoduto de 51 quilômetros, ligando Mossoró a Areia Branca ao longo da BR-110. A iniciativa beneficiará principalmente a indústria salineira, além de comércios, postos de combustíveis e condomínios.
O prefeito de Areia Branca, Souza Neto, ressaltou a relevância da obra para a interiorização do gás natural no estado.
“Com essa infraestrutura, esperamos impulsionar o desenvolvimento não apenas do nosso município, mas de toda a região”, afirmou.
Já Guilherme Vieira, diretor da Cimsal, uma das empresas que serão conectadas ao novo gasoduto, destacou as vantagens da utilização do gás natural.
“Além de ser uma fonte energética mais segura e menos poluente, o gás natural vai atrair novos investimentos para o setor salineiro e outras atividades econômicas locais”, explicou.
As obras do Polo Gás Sal tiveram início em janeiro e a previsão de conclusão é de 18 meses. Serão 51 km de dutos, num investimento de R$ 38 milhões.