O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) estão com inscrições abertas para 840 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). A iniciativa tem como objetivo qualificar jovens potiguares em 13 municípios do estado.
Inscrições
Podem se inscrever candidatas e candidatos com idade entre 16 e 35 anos na data de início do curso, desde que tenham concluído o ensino fundamental. Algumas formações podem exigir a maioridade como critério específico.
As pessoas interessadas devem se inscrever exclusivamente pelo portal do Jovem Potiguar entre os dias 19 de fevereiro e 19 de março. O processo exige o preenchimento de um formulário eletrônico com dados pessoais, como nome completo, CPF, número de celular e e-mail.
Também será necessário declarar informações adicionais, como conclusão do ensino fundamental, condição de egresso do sistema socioeducativo, identidade de gênero e número do CadÚnico, caso possua.
Para o curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, direcionado a jovens da agricultura familiar, será obrigatória a apresentação de uma declaração de associação a sindicato ou cooperativa do setor como critério de habilitação.
A iniciativa reforça o compromisso com a qualificação profissional e a inserção social da juventude potiguar.
Vagas
As 840 vagas serão distribuídas entre 14 campi do IFRN, conforme o quadro abaixo. As aulas terão início em abril de 2025, com previsão de conclusão entre junho e agosto do mesmo ano.
A lista com as pessoas pré-inscritas e o resultado do processo seletivo serão divulgados no portal do Programa Jovem Potiguar, em 24 de março.
Jovem Potiguar
O Programa Jovem Potiguar é uma iniciativa realizada em parceria entre o IFRN, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). A expectativa é atender 1.500 jovens em todo o estado.
No primeiro ciclo, foram disponibilizadas 690 vagas em 10 campi do IFRN. O projeto tem como objetivo principal ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para jovens de 16 a 35 anos (exceto quando houver exigência de maioridade para cursos específicos).
Além da capacitação técnica e profissional, a iniciativa busca estimular a formação política e o desenvolvimento de projetos de vida criativa, alinhando-se às diretrizes do Programa Manuel Querino. Esse programa propõe a qualificação social e profissional de jovens e trabalhadores, contribuindo para sua formação integral, acesso e permanência no mundo do trabalho.