22 FEV 2025 | ATUALIZADO 18:22
SAÚDE
21/02/2025 15:43
Atualizado
21/02/2025 15:43

“Uern Sangue Bom” leva cerca de 40 doadores para Hemocentro Mossoró

Estudantes, técnicos e terceirizados participaram nesta quarta (19) e quinta (20), do gesto solidário e de amor ao próximo através da campanha. O técnico Luiz Eduardo também foi pela segunda vez. “Estamos próximo ao Carnaval e é um período que sempre precisa de mais doadores. Então, doar sangue é uma forma de ajudar as pessoas”, disse o técnico Luiz Eduardo, que realizou sua doação pela segunda vez. O Hemocentro de Mossoró fica localizado ao lado do HRTM e funciona de segunda a sábado.
“Uern Sangue Bom” leva cerca de 40 doadores para Hemocentro Mossoró. Estudantes, técnicos e terceirizados participaram nesta quarta (19) e quinta (20), do gesto solidário e de amor ao próximo através da campanha. O técnico Luiz Eduardo também foi pela segunda vez. “Estamos próximo ao Carnaval e é um período que sempre precisa de mais doadores. Então, doar sangue é uma forma de ajudar as pessoas”, disse o técnico Luiz Eduardo, que realizou sua doação pela segunda vez. O Hemocentro de Mossoró fica localizado ao lado do HRTM e funciona de segunda a sábado.

Em dois dias de mobilização, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) levou cerca de 40 doadores(as) de sangue ao Hemocentro Mossoró. Estudantes, técnicos(as) e terceirizados(as) participaram ontem, 19, e hoje, 20, do gesto solidário e de amor ao próximo através da campanha Uern Sangue Bom.

Fernanda Oliveira estava um pouco ansiosa em doar sangue pela primeira vez. Procurando companhia, ela conseguiu levar três amigas junto.

“Vi ontem o anúncio no Instagram e decidi participar. Acho um gesto muito bonito, de solidariedade, de ajudar o próximo”, contou a aluna do último período de Gestão Ambiental.

Célia Regina, funcionária de uma terceirizada que presta serviço à Uern, fez sua estreia na doação de sangue. “Tinha curiosidade, mas nunca quis vir só. Todo mundo vindo fiquei mais motivada e empolgada”, disse.

Pela segunda vez, a terceirizada Natália Tairine participou do gesto de solidariedade. “Doar sangue não é só pensar na gente, é pensar no próximo. Acho que é um exemplo. Porque do jeito que tem gente que precisa, no futuro possa ser a que a gente precise”, destacou.

O técnico Luiz Eduardo também foi pela segunda vez. “Estamos próximo ao Carnaval e é um período que sempre precisa de mais doadores. Então, doar sangue é uma forma de ajudar as pessoas”, ressalta.

A época mencionada pelo servidor é uma das que mais requer sangue do estoque do Hemocentro, confirma Joralice de Freitas Santos, técnica de enfermagem.

“Estamos passando dificuldade por não termos doadores. Nosso estoque está crítico e a demanda aumenta muito com as festas carnavalescas, porque atendemos toda a região do Oeste potiguar. Ter aqui uma caravana da Uern é muito importante e gratificante”, comentou a servidora.

A psicóloga Bianca Valente, titular da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), ressalta que a campanha foi um sucesso, com a participação de calouros(as) e veteranos(as) no trote solidário do curso de Medicina, através do Calouro Sangue Bom, ontem, 19, e com a mobilização da manhã de hoje.

“Mais uma vez, a Uern Sangue Bom consegue ultrapassar sua meta. É uma campanha de responsabilidade social da Uern, um gesto pleno de solidariedade em que incentivamos as pessoas a fazerem doação, o ser humano pensando no ser humano. Esse processo de empatia é fundamental. Mais uma vez a Uern demonstra que responsabilidade social é dever de todos”, argumenta.

Endereço

O Hemocentro Mossoró está localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, no bairro Aeroporto. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado, das 7h às 17h.

Requisitos básicos para doar sangue:

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe);

Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento e a presença do responsável e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos (apresentar comprovante de que já é doador);

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário