A Secretaria de Comunicação do Governo Federal informou, nesta terça-feira (25), por meio de nota, uma troca no comando do Ministério da Saúde.
A mudança foi informada após uma reunião entre o presidente Lula e a então ministra titular da pasta, Nísia Trindade.
Segundo a nota, o presidente “comunicou a ela [Nísia] a substituição na titularidade da pasta” e “agradeceu à ministra pelo trabalho e dedicação à frente do ministério”.
Agora, a Saúde passará a ser gerida pelo atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A posse do novo ministro está marcada para a quinta-feira, dia 6 de março.
O Planalto não deu explicações sobre o motivo da mudança repentina.
Mais cedo, o presidente Lula havia se reunido com Nísia Trindade, o vice-presidente Geraldo Alckmin, outros representantes do MS e representante do Butantan, ocasião em que anunciaram a produção da primeira vacina 100% nacional e em dose única contra a Dengue, a partir de 2026.
ALEXANDRE PADILHA
Alexandre Padilha é formado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi eleito deputado federal por São Paulo e, atualmente, exerce o cargo de ministro das Relações Institucionais.
Ele já foi ministro da Saúde de 2011 a 2014, no primeiro Governo de Dilma Rousseff, sendo novamente anunciado para assumir a pasta em fevereiro de 2025, no terceiro governo de Lula da Silva.