16 SET 2024 | ATUALIZADO 15:02
MOSSORÓ
Da redação
29/01/2016 10:29
Atualizado
12/12/2018 18:01

Desligamento do sinal analógico em Mossoró acontecerá em 2018

Novo cronograma foi estabelecido para que as empresas de telefonia móvel possam cumprir o acordo: comprar e distribuir conversores digitais aos clientes.
Agência Brasil

O Ministério das Comunicações adiou o prazo para o desligamento do sinal analógico de TV no país. O principal motivo é para que distribuição dos conversores digitais, que será feita pelas operadoras de telefonia móvel, atinja um maior número de pessoas.

Em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, o sinal analógico deverá ser desligado no dia 05 de dezembro de 2018. Em Natal será em 30 de maio do mesmo ano.

Essas são as duas únicas cidades onde haverá migração para sinal digital, totalmente. Isso porque só serão desligadas as TVs nas cidades onde há interesse de mercado das operadoras de celular e onde o espectro está efetivamente congestionado.

Nas demais cidades, poderá haver um simples remanejamento de canais para a oferta da banda larga móvel, até que os sinais de TV sejam totalmente desligados e as frequências desocupadas e devolvidas para a União.

Os conversores serão comprados pelas operadoras de celular, como contrapartida à aquisição da frequência de 700 MHz, que está sendo desocupada pelas emissoras de TV analógica. As empresas destinaram R$ 3,5 bilhões para comprar esses equipamentos, além de pagar aos radiodifusores para “limparem” as faixas.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário