A direção do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) aguarda a abertura de 36 leitos na próxima quinta-feira (21) para amenizar a superlotação na unidade. A notícia chega como alívio para os 30 pacientes que aguardam nos corredores a transferencia para um espaço adequado, a grande maioria idosos acometidos de viroses e outros tipos de doenças.
A obra financiada pela Maçonaria de Mossoró será entregue pela Secretaria de Estado da Saúde Pública à população na próxima quinta-feira (21). A Sesap informou que está relotando 37 servidores do Hospital Regional da PM de Mossoró para o HRTM, sem prejuízo para o seu funcionamento.
No dia 18 de março, o MOSSORÓ HOJE constatou com imagens e depoimentos a situação de desespero por falta de espaço no HRTM (Foto: Cézar Alves)
"O Hospital encontra-se neste momento com quadro de superlotação, então, aguardamos a abertura desses novos leitos e a chegada dos 37 servidores para realocarmos esses pacientes que ocupam os corredores e ver se muda esse quadro", disse o diretor do HRTM, Jarbas Mariano.
Ainda conforme a Sesap, serão remanejados do Hospital da PM 1 médico, 1 assistente social, 6 cirurgiões dentistas, 3 enfermeiros, 1 nutricionista, 19 auxiliares de saúde, 1 técnico administrativo, 5 assistentes técnicos em saúde.
Outro problema que deve ser amenizado com a inauguração dos 37 novos leitos é a retenção de macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que acaba deixando as ambulâncias paradas no Hospital, aguardando a liberação de leitos.
ESTRUTURA
O Hospital Regional Dr. Tarcísio Maia é um hospital geral de grande porte, referência para toda a região Oeste do Estado. Tem a função de atendimento de Urgência e Emergência pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Estão nos serviços prestados por essa Unidade de Saúde: Clínica Médica; Clínica Cirúrgica; Clínica Pediátrica, UPI (Unidade de Pacientes Infectados); Traumatologia, Oftalmologia, Odontologia, Cirurgia Buco Maxilo Facial; Unidades de Enfermagem; Serviço Social, Nutrição e Dietética; Fisioterapia; Terapia Ocupacional e Saúde Ocupacional.
A unidade conta ainda com um Centro Cirúrgico, com 4 salas e uma UTI - Unidade de Terapia Intensiva com 9 leitos; Serviço de Diagnóstico e Imagem como: Raios X, Endoscopia, Ultrassonografia e Tomografia computadorizada, além de um Laboratório de Análises Clínicas e outro de microbiologia.
Leia também:
HRTM opera com pelo menos 20 pacientes nos corredores
Viroses lotam hospitais de Mossoró e retêm macas do SAMU no HRTM
Clínica médica feita pela Maçonaria no Tarcísio Maia será entregue dia 21