28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
14/04/2015 12:45
Atualizado
14/12/2018 03:46

Mineiro avalia os cem primeiros dias do Governo

?Nesses primeiros cem dias de mandato, o Governador optou por não tomar medidas espetaculares para enfrentar as crises, priorizando a análise das dificuldades do Estado"
João Gilberto / AL

O deputado Fernando Mineiro (PT), líder do governo na Assembleia, fez pronunciamento nesta terça-feira (14) avaliando os cem primeiros dias de administração do Governo Estadual. O parlamentar fez um balanço das ações executadas pelo Executivo desde o início da gestão do Governador Robinson Faria (PSD).

“Nesses primeiros cem dias de mandato, o Governador optou por não tomar medidas espetaculares para enfrentar as crises, priorizando a análise das dificuldades do Estado para recuperar a credibilidade do Governo junto à sociedade”, disse Mineiro.

De acordo com o deputado, uma das áreas priorizadas pelo Governo foi a segurança pública. O parlamentar ressaltou que mesmo tendo encontrado a segurança em condições precárias, o Governador e sua equipe conseguiram adotar medidas que já apontam para a queda no índice de violência.

“Sabemos que as ações ainda são insuficientes diante da dimensão do problema. Ainda assim, há de se reconhecer o empenho e esforço da equipe de segurança liderada pela secretária Kaline Leite. Os indicadores apontam que as ações estão no rumo correto”, afirmou Fernando Mineiro.

O parlamentar destacou as medidas de contenção adotadas pelo Governo para conter a crise penitenciária. Segundo ele, as iniciativas foram acertadas e muito bem conduzidas pelo Governador Robinson Faria.

Na saúde pública, Mineiro elogiou o esforço do Secretário Ricardo Lagreca na busca por um plano de pactuação com os municípios para responder às emergências de atendimento hospitalar no interior.

“A saúde pública acumula muitos problemas e a equipe do Governo vem trabalhando incessantemente para dar um retorno satisfatório à sociedade”, avaliou o deputado.

Sobre as ações na educação, o parlamentar comentou que o Governo, mesmo diante da crise financeira, optou por cumprir a vinculação do percentual de 25% das receitas e transferências do Estado para a setor e o pagamento do piso salarial aos educadores.

Fernando Mineiro comentou também as ações do Governo na área da agricultura, destacando a retomada de convênios parados na ordem de aproximadamente R$ 200 milhões e as pactuações firmadas com o setor.

Apartes
Sobre o início da administração de Robinson Faria, o deputado George Soares (PR) avaliou que o Governo registra pontos positivos e negativos, atribuindo à crise financeira a impossibilidade de executar outras ações que ainda merecem atenção.

Para o deputado Gustavo Fernandes (PMDB), o Governo só poderá ser avaliado após o mês de abril, período em que não poderá mais dispor de recursos do fundo previdenciário do Estado.

O deputado Gustavo Carvalho (PROS) parabenizou a iniciativa do Governo em enviar à bancada legislativa um documento contemplando as ações efetuadas pelo Executivo nos cem primeiros dias de gestão.

“O maior mérito do Governo atual é o fato de não vender à sociedade ações que não tem condições de cumprir. Robinson tem recuperado a credibilidade do Governo pela serenidade das medidas anunciadas”, declarou Gustavo.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário