19 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:32
POLÍTICA
Hermes Castro
16/04/2015 05:50
Atualizado
12/12/2018 08:08

Henrique Alves é confirmado como Ministro do Turismo

A nomeação já tinha sido confirmada pelo vice-presidente Michel Temer na última terça-feira, 14. Segundo Temer, Vinícius Lages ?certamente será aproveitado? em outro cargo no governo
Internet

A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem, 15, que Henrique Eduardo Alves será o novo ministro do Turismo. Em nota divulgada à imprensa, o Palácio do Planalto noticiou a saída de Vinícius Lages e agradeceu a dedicação e lealdade dele à frente da pasta.

De acordo com a nota, a posse ocorrerá amanhã, 16, às 15h.

A nomeação já tinha sido confirmada pelo vice-presidente Michel Temer na última terça-feira, 14. Segundo Temer, Vinícius Lages “certamente será aproveitado” em outro cargo no governo.

Henrique Eduardo Alves que está sem mandato parlamentar nesta legislatura, era um nome cotado para figurar no ministério que tomou posse junto com a presidente Dilma Rousseff, em 1º de janeiro, mas ele acabou ficando de fora. Depois de ter ocupado uma vaga na Câmara dos Deputados por 44 anos.

Ele foi presidente da Câmara até o ano passado, quando deixou de concorrer à reeleição como deputado para tentar o governo do Rio Grande do Norte. Foi derrotado por Robinson Mesquita Faria (PSD).

Na Câmara, Henrique Alves também foi líder da bancada do PMDB, partido do qual é membro histórico e uma das lideranças mais conhecidas. Seu nome já era cotado para assumir o cargo desde o início do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff.

Lava Jato
O novo ministro teve o nome citado em acordo de delação premiada da Operação Lava Jato, mas o Ministério Público Federal entendeu que não há indícios suficientes para a abertura de inquérito para investigá-lo.

Na época em seu nome veio à tona na operação, o ex-deputado negou envolvimento. “Reitero que delação premiada é um instrumento que beneficia ao réu, não deve ser tomada como prova de verdade. Para isso, há a investigação séria dos órgãos competentes”, informou por meio de sua assessoria.

O ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse em delação que Alves teria ido duas vezes à sede da Petrobras para pedir a viabilização da construção de uma unidade de calcificação de petróleo em São Bernardo do Campo (SP). Costa disse também que Alves participou de reunião na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para tratar da permanência do ex-diretor na estatal.

Leia abaixo a íntegra da nota oficial sobre a nomeação de Henrique Alves:

Nota Oficial
A presidenta Dilma Rousseff convidou nesta quarta-feira, 15 de abril, o ex-deputado Henrique Eduardo Alves para assumir o Ministério do Turismo. O ministro Vinícius Lajes está deixando a pasta.

A presidenta Dilma agradece a dedicação e lealdade do ministro Vinícius Lajes. A posse do novo ministro ocorrerá nesta quinta-feira, 16 de abril, às 15h.

Secretaria de Imprensa/SECOM
Presidência da República

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário