19 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:21
MOSSORÓ
Josemário Alves
17/04/2015 07:06
Atualizado
12/12/2018 13:33

Deputado defende regionalização do Hospital Maternidade Almeida Castro

Sousa do PHS quer que a unidade faça com as cirurgias eletivas o mesmo que já faz com relação aos partos; atenda todos os municípios da região
Eduardo Maia / Assessoria AL

O deputado estadual Souza (PHS) sugeriu que o Hospital Maternidade Almeida Castro, antiga Casa Dix-Sept Rosado em Mossoró, fosse regionalizada.

O pronunciamento foi feito na manhã de quarta-feira (15) durante sessão na Assembleia Legislativa em Natal.

Souza alegou que a regionalização seria um apoio a unidade, uma vez que a mesma está realizando cirurgias eletivas, porém apenas para o município de Mossoró, isto porque os demais municípios não pactuam este tipo de procedimento médico com Mossoró.

O deputado alega que existem pessoas na fila de espera há dois meses e casos ainda mais longos de espera de quatro a seis meses por cirurgias eletivas, principalmente na área de ortopedia.

“É importante regionalizar e apoiar esta importante casa de saúde de Mossoró, como o grande centro receptor destes pacientes”, disse o deputado.

Para a assessoria de imprensa do Hospital Maternidade Almeida Castro, a unidade já possui o perfil regional na área materno infantil, funcionando com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró.

“O Almeida Castro está sob intervenção judicial. Uma possível regionalização só pode ocorrer após essa intervenção, que não tem dada para acontecer”, comentou.

O rombo detectado até agora pela Junta Interventora Federal na Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM) passa dos R$ 36 milhões, segundo a coordenadora Larizza Queiroz.

“A intervenção só acaba quando todos os problemas são sanados”, acrescentou a assessoria.

Atualmente, o Hospital Maternidade Almeida Castro faz partos para mulheres de aproximadamente 72 cidades do Rio Grande do Norte e do Ceará, por meio de Programação Pactuada Integrada. Somente em março foram realizados 420 partos, 40% a mais do que o mês anterior.

“O que o deputado quer é fazer o mesmo que já acontece com os partos e com as cirurgias eletivas. O Centro cirúrgico tem quatro salas, sendo que duas já estão ativadas, fazendo média de 10 a 12 cirurgias por dia. Até o final do mês, as outras duas serão ativadas também, passando a fazer média de 25 cirurgias por dia e média de 300 por mês”, concluiu a assessoria de imprensa.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário