23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
SAÚDE
Da redação
18/04/2015 08:29
Atualizado
14/12/2018 00:12

Ataque suicida mata mais de 30 e deixa 100 feridos no Afeganistão, diz Governo

Homem-bomba detona explosivos em frente a uma agência bancária movimentada no centro de Jalalabad, nordeste afegão, quando diversas pessoas recebiam seus salários. "Estado Islâmico" reivindica ataque.
Reprodução

Um atentado suicida neste sábado (18) matou ao menos 33 pessoas e deixou outras 100 feridas perto da entrada de um banco estatal na cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão, informou o governo local. O grupo radical "Estado Islâmico" reivindicou o atentado.

"O homem-bomba detonou os explosivos em uma hora de movimento bem no centro da cidade, onde também estão localizados vários escritórios do governo e mercados", afirmou Ahmad Zia Abdulzai, porta-voz do governo da província de Nangarhar, cuja capital é Jalalabad.

 "A maioria dos mortos e feridos é de civis inocentes. Mas também deve haver vítimas entre policiais, porque o ataque ocorreu próximo a uma área de controle", relatou.

De acordo com o chefe da polícia da província de Nangarhar, Fazal Ahmad Shirzad, a explosão ocorreu do lado de fora de um banco onde funcionários do governo e civis recebiam seus salários. Uma segunda bomba atada a uma moto explodiu minutos após o atentado suicida, mas sem causar mortes.

Em uma mensagem divulgada na internet, terroristas do EI afirmaram que o ataque foi realizado por Abu Mohammed, integrante do grupo jihadista. A informação sobre a autoria também foi confirmada pelo presidente afegão, Ashraf Ghani, que o atentado como o "mais covarde ato de terroristas, tendo como alvo civis inocentes".

Apenas uma hora após o atentado em Jalalabad, uma bomba magnética colocada junto a um carro estacionado explodiu no distrito de Behsood, também em Nangarhar, matando um civil e ferindo três, afirmou Abdulzai.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário