22 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
ESTADO
Da redação
28/06/2016 14:51
Atualizado
12/12/2018 17:21

Devido maior seca dos últimos 100 anos, Ministério reconhece emergência do RN

Nível dos reservatórios potiguares preocupa. O maior reservatório do Estado, Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, está com apenas 21% de sua capacidade
Cézar Alves / MH

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência por causa da seca em 153 municípios do Rio Grande do Norte. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28).

Os potiguares sofrem com a maior seca dos últimos cem anos, por isso, a situação dos reservatórios do Estado é preocupante. Lista de municípios AQUI

Atualmente, 14 municípios potiguares estão em colapso no abastecimento de água e outros 77 estão recebendo água em sistema de rodízio por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Em maio deste ano, o governador Robinson Faria renovou o decreto de emergência por mais 180 dias.  Como o MOSSORÓ HOJE publicou em fevereiro deste ano, o RN perdeu 340 mil bovinos nos últimos quatro anos por conta da seca.

Para combater o período sofrido para o nordestino, o Governo do RN está em andamento o processo de construção da autora de engate rápido, no município de Caicó, um dos que estão sofrendo com que a seca.

O açude Itans, responsável por abastecer a cidade, está com apenas 4,8% de sua capacidade que é de 81.750 milhões m³, situação que preocupa. O maior reservatário do RN, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, se encontra com apenas 21% de sua capacidade que chega a 2,4 bilhões de m³.

Leia mais:

Para Armando Ribeiro sangrar seriam necessários 186 mi de carros-pipa

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário