Após a publicação nessa terça-feira (19) da lista dos Atletas Paralímpicos que disputarão a RIO 2016, atletas do Rio Grande do Norte que obtiveram o índice ficaram de fora devido o número de vagas. Mas a motivação para essa turma não acabou por aí “A equipe já está focada para as paralimpíadas de 2020 que acontecerá no Japão”, informam os coordenadores do Clube Paralímpico do RN.
Só o Clube Paralímpico do RN tem três aletas habilitados, que ficaram sem vaga para disputa dos jogos no Brasil. São eles Cícero Tavares, do lançamento de disco, Leonardo Terto da Rocha, do salto triplo e Joel Aleixo da Silva que compete nos 800 metros.
A lista de atletas anunciados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), traz 278 atletas, sendo 181 homens e 97 mulheres, formando a maior delegação brasileira em uma edição dos Jogos Paralímpicos. Dezesseis atletas-guia para o atletismo, três calheiros da bocha, e mais dois goleiros para o futebol de 5 também fazem parte da comitiva, que contará com 494 pessoas na Vila dos Atletas.
Pela primeira vez na história, o país terá representantes em todas as 22 modalidades que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos.