24 SET 2024 | ATUALIZADO 22:30
MOSSORÓ
Da redação
05/10/2016 10:25
Atualizado
14/12/2018 08:32

Campanha contra Tracoma mobiliza escolas públicas

As mobilizações se darão até esta quinta-feira, 6, e têm como meta atender cinco mil estudantes, na faixa etária de 5 a 14 anos de idade.
Secom/PMM

Iniciou esta semana a Campanha contra Tracoma, que visa examinar alunos da rede pública e prevenir contra a doença ocular, considerada endêmica e contagiosa. As mobilizações se darão até esta quinta-feira, 6, e têm como meta atender cinco mil estudantes, na faixa etária de 5 a 14 anos de idade.

Na manhã desta quarta-feira, 5, a Escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros, situada no bairro Redenção, foi beneficiada com o mutirão de atendimentos, que conta com médicos e técnicos especialistas da área. “Esse público-alvo é a faixa etária mais atingida pela doença. Por isso, nós priorizamos as comunidades escolares. O tracoma tem cura e todo o seu tratamento pode ser feito gratuitamente na rede de Saúde. O exame é muito simples, dura menos de um minuto, com a inversão da pálpebra, para checar se há sinais de tracoma”, afirma a médica Marília Séfora.

Caso o exame dê positivo, a equipe faz os encaminhamentos necessários e se desloca até a casa da criança ou do adolescente para também examinar toda a família e passar as medicações, caso sejam necessárias. O tratamento pode durar de seis a 12 meses.

As mobilizações acontecem por meio de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP). “Estou muito satisfeita por esta escola ter sido contemplada mais uma vez. Já tivemos alunos que foram diagnosticados com tracoma, através desses mutirões, fizeram todo o tratamento e eles foram curados”, afirmou a diretora da escola, Katiúcia Karla.

Números em Mossoró

Em Mossoró, foram diagnosticados 25 casos em 2015. Este ano, até o momento, foram confirmados 29 casos.

Com informações da Assessoria

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário