21 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
ESTADO
Da redação
30/10/2016 07:56
Atualizado
13/12/2018 07:14

Antes de realizar Audiência na Assembleia sobre obstetrícia, deputado Sousa visita Almeida Castro

Sousa conheceu a UTI neonatal com 18 leitos, podendo chegar a 20, o Centro Obstétrico e as unidades de terapia intensiva intermediárias para bebês que nascem prematuros e com baixo peso
O deputado Manoel Cunha Neto, o Sousa, de Areia Branca, visitou neste sábado, 29 de outubro, o trabalho de restauração do Hospital Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, realiado por uma junta de intervenção federal desde 27 de setembro de 2014.

Nesta segunda-feira, Sousa realiza uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado para debater sobre a otimização dos serviços de obstetrícia na região oeste do RN. Com a visita, ele se atualizou com as informações sobre os partos na região.

Veja mais
Assembleia Legislativa discutira fechamento do Hospital da Mulher

Sousa e assessores chegaram a Maternidade Almeida Castro às 14h30. Conheceram a nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, com 18 leitos, podendo chegar a vinte.
Na UTI neonatal, a enfermeira Ananda Ruth de Paula Góis mostrou ao deputado Sousa que haviam 11 bebês, tendo sido dois admitidos neste sábado, 29.

Em seguida, Sousa conheceu a UTI neonatal intermediário ou berçário, que atualmente está com 7 leitos, sendo 4 ocupados. Esta unidade passará a ter 13 leitos nos próximos dias.

No Centro Obstétrico, Sousa observou que não havia superlotação e nem tumulto. Tudo transcorrendo normalmente. Mesmo cenário observado no Alojamento Conjunto.

Nos 18 leitos de UTI neonatal Canguru haviam 14 bebês. Nesta unidade é onde os bebês que nascem prematuros, com baixo peso, ficam até ficar comais ou menos 2 quilos.



O Hospital Maternidade Almeida Castro já está realizando todos os partos da região Oeste do Rio Grande do Norte e de parte do Ceará desde o dia 8 de setembro.

Sousa, que chegou a Maternidade no horário de visita, pode conferir pessoalmente que o atendimento as grávidas estão transcorrendo normalmente. Se interessou em saber quantos partos são de Mossoró e quantos são de outras cidades.

Neste caso, 55% dos partos são realmente de outras cidades e 45% são de Mossoró e de outros estados. Atualmente, a Maternidade Almeida Castro está fazendo uma média de 20 partos por dia, todos com recursos do SUS.

Para manter a realização destes partos e continuar no processo de restauração da Maternidade Almeida Castro, os interventores da Justiça Federal já contam com apoio da Prefeitura de Mossoró e esperam apoio financeiro do Governo do Estado, inclusive já consignado em decisão judicial.

Antes de concluir a visita, Sousa agentou uma conversa com a coordenadora da Intervenção, Larizza Queiroz. Ele quer conhecer melhor como está sendo feito o trabalho de restauração do Hospital Maternidade Almeida Castro.

Veja mais
Almeida Castro já faz todos os partos da região desde o dia 8 de setembro

Nesta segunda-feira, 31, o deputado Sousa preside Audiência Pública na Assembleia Legislativa, em Natal, onde vai debater a otimização dos serviços de obstetrícia no RN.

A decisão do Estado, em comum acordo com três instâncias judiciais de colocar os serviços de obstetrícia no Hospital Maternidade Almeida Castro, foi no dia 28 de setembro passado.

Veja mais
Justiça transfere serviços e recursos do Hospital da Mulher para o Almeida Castro

Os servidores do Hospital da Mulher e grupos políticos que fazem oposição ao governo de Francisco José Junior iniciaram uma série de protestos, envolvendo a Igreja e a OAB.

Os protestos levaram a realização de audiência Pública na Câmara, realizada pela vereadora Izabel Montenegro, e posteriormente com o juiz federal Orlan Donato.

Após os protestos, o juiz federal Orlan Donato manteve a decisão com base nas informações técnicas, na necessidade de otimizar os serviços neste período de crise para tê-los.

A OAB e os grupos políticos de oposição ao governo municipal, levaram o debate a Assembleia Legislativa. O debate começa às 14h. É aberto ao público.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário