29 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:40
SAÚDE
Da redação
14/11/2016 09:30
Atualizado
13/12/2018 08:55

Saiba como o ovo pode ser importante para uma alimentação saudável

De acordo com a nutricionista Lia Moreira, o ovo é uma boa fonte de proteína, vitaminas e de minerais. Consumo é importante para ter uma alimentação balanceada e equilibrada
Assessoria
Importante fonte de proteína para quem busca uma dieta equilibrada e saudável, além de melhorar os resultados na academia, o ovo de galinha é bastante consumido e sempre presente na rotina de milhões de brasileiros. No entanto, consumir este alimento de forma desenfreada pode não causar os resultados esperados. De acordo com a nutricionista esportiva, Lia Moreira, não é recomendado, por exemplo, exceder o número de quatro gemas por dia.

“O ovo é uma boa fonte de proteína, vitaminas e de minerais. O consumo é importante para ter uma alimentação balanceada e equilibrada. A clara e a gema devem ser consumidas, mas, não deve se exceder no consumo da gema. A quantidade deve ser adequada individualmente. É fundamental o consumo de ovo em uma dieta, desde que o paciente não possua nenhuma restrição quanto ao seu consumo. O fato de consumir por exemplo ovos em todas as refeições não é ruim, mas o ideal é que alterne com outras proteínas”, disse, afirmando também que o ovo não aumenta o colesterol. "Claro que pessoas que já tem o colesterol elevado precisam consumir de maneira equilibrada", completou.

Tanto o chamado ovo de granja e o de galinha caipira são recomendados. No entanto, o mais indicado é o de galinha caipira. "O da galinha caipira é livre de substâncias que possam causar algum dano ao organismo, por ser mais natural. Então ele é muito melhor para o consumo. O ovo de granja tem alguns meios artificiais para se ter em maior quantidade e aumentar a produção. Sempre o ovo da galinha caipira vai ser mais recomendado", ressaltou a nutricionista.

O consumo de ovo satisfaz cerca de 10% da necessidade diária de proteína de um adulto, além de ser absorvido e utilizado pelo organismo. O ovo contém todos os nove aminoácidos essenciais que o corpo não é capaz de produzir por conta própria. Lia também destacou o consumo de ovo de codorna. "O ovo de codorna também é rico em vitaminas mineiras e em proteína. O que difere do ovo de galinha é o tamanho. Por sem bem menor é necessário consumir em maior quantidade em uma dieta", finalizou.

Da Assessoria
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário