Uma eleição que não tem fim. Essa é aparência que todos os observadores e analistas políticos têm quando se referem às eleições de 2014 para o governo do estado do Rio Grande do Norte, quando o então vice-governador Robinson Faria (PSD) atingiu um total de 54,42% dos votos válidos e venceu o Ex-deputado e atual ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), com uma maioria de 142.467 votos.
Segundo levantamento feito pelo Jornal de Hoje, publicado hoje (09), o ministro Henrique Alves, ainda em plena campanha política, destinou 95% das verbas de sua pasta ministerial para cidades cujos prefeitos integravam o chamado "acordão político nas eleições de 2014". O ministro tem priorizado apenas as prefeituras de grupos aliados a ele nas últimas eleições.
O ministro anunciou na última quarta-feira (03) a liberação de R$ 4,5 milhões para obras de infraestrutura turística para o Rio Grande do Norte. Ao todo, serão beneficiados 27 município do estado, das quais, 25 prefeituras são de aliados de Henrique Alves. Cidades como Mossoró, Pau dos Ferros, Apodi e Caicó ficaram de fora do pacote de recursos anunciado pelo ministro do Turismo.
A maioria absoluta das cidades beneficiárias tem prefeitos do PMDB (12). Outras seis são governadas pelo DEM, partido de José Agripino, aliado de Henrique. Além de duas prefeituras comandadas pelo PMN, os municípios cujos partidos são PSB, PTB, PSDB, PR também receberam recursos. Some-se a isso a Prefeitura do Natal, cujo prefeito é o primo de Henrique, Carlos Eduardo Alves, que vai receber R$ 500 mil para a reurbanização da orla.
Confira a lista anunciada pelo ministro Henrique Alves, divididas pelos partidos:
PMDB
Acari - Isaias Cabral
Almino Afonso - Lawrence Amorim
Goianinha - Júnior Rocha
Jucurutu - George Queiroz
Lajes - Benes Leocádio
Monte Alegre - Severino da Irmã Dulce
Olho D"água dos Borges - Brenno Queiroga
Pedro Avelino - Sérgio Cadó
Santa Cruz - Fernanda Costa Bezerra
São José do Seridó - Jackson Dantas
São Tomé - Gutemberg Rocha
São Vicente - Josifran Lins
DEM
Alto do Rodrigues – Abelardo Rodrigues
Cerro-Corá – Raimundo Marcelino Borges (Novinho)
Encanto – Alberone Neri
Itaú – Ciro Bezerra
Nísia floresta – Camila Ferreira
Riacho da Cruz – Bernadete Rêgo
PMN
Macaíba – Fernando Cunha
Tangará – Alcimar Germano
PDT
Natal – Carlos Eduardo
PTB
Ielmo Marinho – Bruno Patriota Medeiros
PSDB
Janduís – Lígia Félix
PSB
Patu – Evilásia Gildênia
PR
Venha-Ver – Expedito Salviano
PP
Assu – Ivan Júnior
Portalegre – Neto da Emater