18 SET 2024 | ATUALIZADO 18:23
ESPORTE
Da AFP
11/06/2015 06:08
Atualizado
12/12/2018 17:15

Parlamento Europeu exige saída imediata de Blatter da FIFA

A proposta de resolução, apresentada em conjunto pelas sete bancadas políticas da Assembleia, foi votada em sessão plenária em Estrasburgo
Internet

O Parlamento Europeu acaba de votar uma resolução para pedir a saída imediata de Joseph Blatter da presidência da Fifa, o que permitiria as "reformas urgentes necessárias" da entidade, afetada por vários casos de corrupção.

A proposta de resolução, apresentada em conjunto pelas sete bancadas políticas da Assembleia, foi votada em sessão plenária em Estrasburgo durante a tarde (horário local - manhã, horário de Brasília).

No texto, que não tem valor vinculante, mas que representa um meio de pressão política, os sete grupos celebram a renúncia de Blatter da presidência da Fifa, assim como as investigações penais em curso.

Ao mesmo tempo, pedem que a entidade faça a eleição de um "presidente provisório apropriado para substituir imediatamente Joseph Blatter". O suíço pretende permanecer no cargo até a escolha de um sucessor.  

A resolução também pede uma investigação de candidaturas para a realização de campeonatos mundiais de 2018 e 2022 (da Rússia e Catar, respectivamente).

Blatter, 79 anos, foi reeleito no fim de maio para um quinto mandato, apesar do escândalo de corrupção que explodiu alguns dias antes da votação. No entanto, quatro dias depois da eleição, o suíço anunciou a renúncia.

De acordo com o calendário da Fifa, a eleição do sucesso de Blatter deve acontecer apenas entre dezembro de 2015 e março de 2016.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário