28 MAR 2024 | ATUALIZADO 10:53
CONCURSOS
Da redação
04/05/2018 15:55
Atualizado
13/12/2018 13:02

Governo lança seleção para assistentes de alfabetização no RN; inscrições abertas

Os Assistentes de Alfabetização atuarão em 232 escolas, com alcance a 463 turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, no âmbito das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura.
Divulgação

A Secretaria de Educação e Cultura do RN publicou edital para seleção de assistentes de alfabetização voluntários para atuar no programa Mais Alfabetização. Os Assistentes de Alfabetização atuarão  em 232 escolas, com alcance a 463 turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, no âmbito das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura.

Para concorrer às vagas, é necessário o candidato ter no mínimo dezoito anos e ter cursado ou estar cursando pedagogia ou alguma licenciatura, além de possuir experiência em docência, entre outros critérios. Os assistentes de alfabetização vão participar, junto aos coordenadores do Programa, de todo o planejamento das atividades voltadas para a escola onde que serão alocadas. 

“Nós conseguimos aproximar os estudantes que cursam uma licenciatura numa faculdade e os alunos da rede, o que é um aspecto bastante enriquecedor dessa proposta. Com esse diálogo, temos a possibilidade de fortalecer o trabalho da escola. Tudo em prol da aprendizagem das nossas crianças”, afirmou a Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa.

A Subcoordenadora de Educação Fundamental, Isabella Reis, destaca que o programa tem foco na leitura, escrita e matemática. “O Mais Alfabetização é uma estratégia do MEC para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização de alunos dos 1° e 2° ano do Ensino Fundamental.  Ele chega para somar aos esforços já empreendidos  por esta SEEC”, disse Isabella.

As inscrições começaram nesta quinta-feira (03) e seguem até domingo (06). Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal Sigeduc (www.sigeduc.rn.gov.br) e preencher o formulário de inscrição disponível na aba ‘Outros’, em seguida clicar em "Concurso". No ato da inscrição, o candidato poderá escolher o município e DIREC na qual deseja exercer as atividades. Não será cobrada taxa de inscrição.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira consiste na análise do currículo comprovado e a segunda, numa prova escrita, ambas acontecerão simultaneamente. A partir do dia 07, o candidato deve acessar a página da SEEC (www.seec.rn.gov.br) para conhecer o local e a hora em que deve se apresentar na DIREC selecionada para participar da seleção.  As etapas estão previstas para serem realizadas nos dias 08 e 09 de maio.

Os candidatos selecionados deverão participar de uma formação inicial sobre o desempenho de suas funções como assistente de alfabetização, em local e data a ser definido após as convocações. O resultado vai ser divulgado no dia 10 de maio de 2018.

O edital destaca no item 2.2 que os candidatos são voluntários ressarcidos. A remuneração será oriunda dos repasses de recursos do Governo Federal, recebidos e executados pela Escola onde o candidato selecionado atuará.

O Programa Mais alfabetização tem como objetivo fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º e 2º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa busca prevenir o abando e a distorção idade/ano através da intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e ao fortalecimento do processo de alfabetização.

Confira o edital aqui.

Cronograma do processo seletivo do Programa Mais Alfabetização
Inscrições: 03 a 06 de maio  
Divulgação do deferimento das inscrições e do local da realização da prova: 07 de maio
Aplicação da prova: 08 e 09 de maio.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário