23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
03/08/2015 07:32
Atualizado
14/12/2018 10:08

Após recesso, CPIs e projetos polêmicos dominam pauta do Congresso

Com uma intensa pauta de projetos polêmicos e instalações de algumas CPI"s, as casas legislativas prometem movimentar o cenário político brasileiro.
Internet

O Congresso Nacional retoma suas atividades nesta segunda-feira (03), após duas semanas de recesso parlamentar. Com uma intensa pauta de projetos polêmicos e instalações de algumas CPI"s, as casas legislativas prometem movimentar o cenário político brasileiro nessa primeira semana de trabalho.

Nesta terça-feira (04), a CPI da Petrobras retomará suas atividades com uma audiência para ouvir os atuais presidentes das empresas Mitsui, Shinji Tsuchiya, e da Samsung, J. W. Kim. As duas empresas são investigadas pela Operação Lava Jato por suspeita de pagamento de propina em contratos com a estatal.

As maiores emoções deverão ficar para a próxima quinta-feira (06) quando a comissão pretende fazer uma acareação entre o doleiro Alberto Yousseff e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Os dois firmaram acordo de delação premiada com o Ministério Público e confirmam a existência do esquema de corrupção.

Na quinta (6), a comissão pretende fazer uma acareação entre o doleiro Alberto Yousseff e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Os dois firmaram acordo de delação premiada com o Ministério Público e confirmam a existência do esquema de corrupção.

Votações na Câmara
Na Câmara dos Deputados, diversos projetos polêmicos estão em pauta, como a reforma política, contas de governos anteriores e a redução da maioridade penal.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política foi aprovada em dois turnos e a maioria dos destaques destinados a mudar o texto foi votada, mas faltou analisar duas propostas de modificação: uma tenta derrubar a doação de empresas aos partidos e outra quer retomar para 21 anos a idade mínima exigida para se candidatar a deputado federal - o texto principal reduziu para 18 anos.

Novas CPIs
Além da CPI da Petrobras, outras quatro comissões foram criadas na Câmara pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Duas delas - uma que investigará contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outra que investigará fundos de pensão das estatais - são contrárias aos interesses do governo e serão instaladas já nesta semana.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário