A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou nesta sexta-feira que encaminhou à Polícia Federal (PF) o vídeo do exato momento em que barragemda Vale se rompeu emBrumadinho (MG). O reservatório era monitorado pela própria empresa por câmeras instaladas em uma área que não foi atingida pela lama. Outro vídeo, em outro ângulo, foi divulgado pela TV GLOBO.
— O vídeo servirá como material fundamental para apuração do que realmente lá ocorreu, podendo apontar erros, bem como servidor de aprendizado. Informo que esse material foi passado formalmente à Polícia Federal — disse o diretor-geral da ANM, Victor Bicca.
O governo não divulgou o vídeo. As imagens foram divulgadas hoje pela TV Bandeirantes. Além do vídeo, foi repassado aos policiais leitura de equipamentos e indicadores sistema de gestão de barragens. A PF investiga o desastre.
A ANM também informou que a última fiscalização presencial na barragem da Vale que se rompeu foi feita em 2016. Ao longo do ano passado, o órgão informou que foi realizada “de forma satisfatória” fiscalização documental na barragem.
Na terça-feira, cinco pessoas foram presas suspeitas de responsabilidade na tragédia. Dois engenheiros da empresa TÜV SÜD que prestavam serviço para a mineradora Vale foram presos em São Paulo. Em Minas, foram presos três funcionários da Vale. Empresa alemã, a TÜV SÜD certificou a barragem de Brumadinho.