22 FEV 2019 | ATUALIZADO 23:38
NACIONAL

Assista ao vídeo do momento exato do rompimento da barragem em Brumadinho

O reservatório era monitorado pela própria empresa por câmeras instaladas em uma área que não foi atingida pela lama. Outro vídeo, em outro ângulo, foi divulgado pela TV GLOBO
TV GLOBO
01/02/2019 14:27
Atualizado
01/02/2019 14:41
A+   A-  

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou nesta sexta-feira que encaminhou à Polícia Federal (PF) o vídeo do exato momento em que barragemda Vale se rompeu emBrumadinho (MG). O reservatório era monitorado pela própria empresa por câmeras instaladas em uma área que não foi atingida pela lama. Outro vídeo, em outro ângulo, foi divulgado pela TV GLOBO.

— O vídeo servirá como material fundamental para apuração do que realmente lá ocorreu, podendo apontar erros, bem como servidor de aprendizado. Informo que esse material foi passado formalmente à Polícia Federal — disse o diretor-geral da ANM, Victor Bicca.

O governo não divulgou o vídeo. As imagens foram divulgadas hoje pela TV Bandeirantes. Além do vídeo, foi repassado aos policiais leitura de equipamentos e indicadores sistema de gestão de barragens. A PF investiga o desastre.

A ANM também informou que a última fiscalização presencial na barragem da Vale que se rompeu foi feita em 2016. Ao longo do ano passado, o órgão informou que foi realizada “de forma satisfatória” fiscalização documental na barragem.

Na terça-feira, cinco pessoas foram presas suspeitas de responsabilidade na tragédia. Dois engenheiros da empresa TÜV SÜD que prestavam serviço para a mineradora Vale foram presos em São Paulo. Em Minas, foram presos três funcionários da Vale. Empresa alemã, a TÜV SÜD certificou a barragem de Brumadinho.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário