19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
SAÚDE
01/04/2019 10:02
Atualizado
08/04/2019 12:49

TDAH afeta quase 5% da população infantil brasileira; veja o que fazer

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade pode provocar falta de foco, impaciência, impulsividade. De acordo com a pediatra Kallydya Fonseca, do Hapvida Saúde, o acompanhamento de pais e professores é fundamental para que o diagnóstico precoce.
A pedriatra Kallydya Fonseca diz que o transtorno se manifesta de três diferentes formas e é preciso ficar atento às ações e reações da criança.

Falta de foco nas atividades corriqueiras, impaciência, impulsividade podem ser indícios de TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção, cerca de 3% a 5% da população infantil possui esse tipo de transtorno.

Na maioria dos casos, a manifestação acontece ainda na infância, e acompanha o indivíduo por toda a vida. De acordo com a pediatra Kallydya Fonseca, do Hapvida Saúde, o diagnóstico deve ser feito precocemente.

“É importante o acompanhamento dos pais e professores, pois são eles que observam os primeiros sintomas principalmente nos meninos, onde a incidência é maior”.

Pediatra e neuropediatra são os responsáveis por diagnosticar o transtorno. Segundo a especialista, existem três tipos de TDAH.

“TDAH do tipo hiperativo onde o temperamento é explosivo, inquieto, aparenta imaturidade e não consegue ficar parado. TDAH do tipo desatento, distraído com o próprio pensamento, esquece as tarefas que deveriam ser feitas, tem baixa concentração, desinteresse e perde os objetos com facilidade e, no último caso, o TDAH do tipo combinado: uma soma do hiperativo com o desatento”, explica.

Cada pessoa reage de uma forma diferente ao transtorno, por isso fique atento às ações e reações da criança. Uma dica valiosa é não fazer comparações no ciclo a qual pertence, falar olhando nos olhos e explicar as coisas por partes, de forma direta.

Veja mais:

Grito podem lesionar as pregas vocais, alerta fonoaudióloga.

Infectologista alerta que virais podem evoluir para cirrose ou câncer. 


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário