24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
SAÚDE
Da redação
17/03/2015 07:59
Atualizado
14/12/2018 09:31

Força Nacional chega ao RN e presos são transferidos para o Seridó

De 13h está previsto a chegada de mais policiais da Força Nacional, completando assim 200 homens para conter motins em pelo menos 8 presídios do RN e evitar mais ônibus queimados
Ricardo Araújo / TN

O quadro de medo nas ruas de Natal reduziu na manhã desta terça-feira, 17, com a chegada das primeiras equipes da Força Nacional, que desembarcaram em Natal por volta das 8h no Aeroporto de Parnamirim. Ônibus de linha voltaram a circular pela cidade, mesmo assim a movimentação foi pouca no Centro.

Veja mais

Quadro se agrava em Natal e governador pede Força Nacional ainda hoje no RN

Uma das medidas adotadas pelo governo foi cumprida. Segundo Cristiano Couceiro, da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, 89 presos foram transferidos da Ribeira, em Natal, para Parelhas, no Seridó.

Os presos destruíram as instalações internas do Centro de Detenção Provisório da Ribeira, sendo necessário a transferência para que se façam obras emergenciais de recuperação. A situação nos demais presídios que estão em crise está estável.

Os presídios Raimundo Nonato, em Parnamirim, e Alcaçuz, em Nízia Floreta, também sofreram danos consideráveis. Nestes casos, a Secretaria de Segurança ainda não informou se haver transferência de presos para que sejam feitas obras de recuperação.

O governador Robinson Faria, que estava em Mossoró e retornou as pressas para Natal para adotar providências imediatas para conter as rebeliões nos presídios e conter possíveis ataques a ônibus nas ruas, convocou policiais e agentes penitenciários de folga.

São pelo menos 200 policiais militares que já se apresentaram para patrulhar as ruas de Natal. Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, confirmou que voluntariamente os agentes de folga já se apresentaram para ajudar os colegas.

O governo do Estado, através de sua assessoria, informou que um helicóptero da Força Nacional e outro da Segurança do RN, vão ficar de prontidão para dá respostas rápidas tanto nos possíveis motins nos presídios como nos ataques a ônibus.

A secretaria de Segurança Kalina Leite assumiu interinamente o controle também da Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania (SEJUC), que é responsável pelos presídios, depois do pedido de exoneração do então secretário Zaidem Heronildes da Silva.

Kalina Leite declarou: “Não negociamos com bandidos”. Ela informou que esta crise já vinha se arrastando desde outubro de 2014 e que o Governo do Estado vinha adotando providências para evita-la, como o decreto de calamidade, que permitiu aporte financeiro.

Junto com o governador Robinson Faria, Kalina Leite Gonçalves assinou o decretou de calamidade no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte.

Veja decreto AQUI.

O decreto é de calamidade para todo o Rio Grande do Norte. Entretanto, apenas Caicó apresentou problemas. Os presos amanheceram hoje rebelados no Pereirão. Queimaram colchões e quebraram portas. Assim como em Natal, não teve fugas.

Nas demais regiões do Estado, os quadros de segurança estão de alerta, especialmente na região de Mossoró e Caraúbas, que estão com seus presídios com o dobro da capacidade.

Em Natal, o governador Robinson Faria, a secretaria Kalina Leite concederam coletiva a imprensa.

 

Polícia prende suspeitos de atearem fogo em ônibus

A Policia Civil de Natal prendeu João Maria da Silva Lucas, que cumpriu pena por homicídio e Genilson Freitas Gomes, vulgo “Caveirinha”, após tentarem tomar alternativo de assalto, possivelmente para atearem fogo. Já na tarde de ontem (16), Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Parnamirim prenderam Alexsandro Faustino do Nascimento, 22 anos, com ele foram apreendidos uma espingarda calibre 12 e dois revólveres calibre 38, também em situação suspeita de atacar ônibus na capital.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário