20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
EDUCAÇÃO
18/07/2019 09:41
Atualizado
18/07/2019 09:47

Conheça a história de Patrícia, a professora Nota 10 no RN

Com o projeto “Argument(ação): protagonismo juvenil”, Patrícia Barreto, professora do IFRN de Nova Cruz, ficou entre as 10 ganhadoras do prêmio Prêmio Educador Nota 10, trabalhando juntos aos alunos a temática dos problemas sociais nas cidade dos interior do estado.
Conheça a história de Patrícia Barreto, a professora do IFRN de Nova Cruz, que utilizou a disciplina de língua portuguesa para ajudar seus alunos a desenvolverem um pensamento crítico acerca dos problemas sociais de suas respectivas cidades. Com o projeto “Argument(ação): protagonismo juvenil”, Patrícia se tornou uma das 10 ganhadoras do Prêmio Educador Nota 10 e pode ser escolhida como a Educadora do Ano.
FOTO: ARQUIVO PESSOAL

A professora Patrícia Barreto, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de Nova Cruz, está entre as dez vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 desde ano. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (17), após a avaliação de mais de 5 mil projetos de educadores de todo o país.

Patrícia desenvolveu um projeto, com 115 alunos de quatro turmas do 3º ano do ensino médio, utilizando a disciplina de Língua Portuguesa e conseguiu se entre os melhores educadores do país, no maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira.

Através do projeto “Argument(ação): protagonismo juvenil”, Patrícia conseguiu fazer com seus alunos pudessem formular um pensamento crítico acerca dos problemas sociais de suas respectivas cidades.

Através do uso da fotografia, a professora pediu que seus alunos registrassem os problemas sociais que os incomodava na cidade onde vivem. Com base nos registros trazidos por eles, ela então pediu que eles apresentassem justificativas para os diferentes pontos de vista que vinham à tona.

Patrícia percebeu que os jovens falavam dos temas de forma genérica e superficial e, por isso, planejou estratégias que tinham como foco a argumentação e a produção de um artigo de opinião.

Através do projeto “Argument(ação)”, os alunos de Patrícia aprenderam diferentes tipos de argumentos e pensaram em soluções para os problemas sociais apontados.

Após a produção escrita, os alunos ainda prepararam um podcast para divulgar suas ideias e evidenciar o protagonismo juvenil na realização dos problemas das cidade. CONFIRA AQUI.

"Criamos um podcast e nele falamos um pouco sobre as problemáticas vividas por nossos estudantes nos municípios em que moram. Eles puderam argumentar sobre os problemas das suas cidades, sobre problemas que eles vivenciam e convidar outros jovens a participar da vida pública e social dos municípios onde moram", destacou a professora Patrícia Barreto.

A educadora disse que o objetivo do projeto foi dar voz aos adolescentes, de modo que eles se sentissem incluídos na resolução dos problemas da sociedade e que pudessem pensar de maneira crítica sobre cada uma ele, não apenas baseado no senso comum.

Além da experiência engrandecedora, Patrícia Barreto ganhou um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcadas para setembro, em São Paulo, onde vai concorrer ao título de Educadora do Ano.

Sobre o Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário