25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
MOSSORÓ
19/07/2019 15:57
Atualizado
19/07/2019 16:01

Governo mantém servidores que evitam fechamento da DPU de Mossoró

A unidade da Defensoria Pública da União (DPU).localizada em Mossoró, única do interior do estado, estava correndo o risco de fechar caso tivesse que devolver os servidores Poder Executivo Federal que estavam emprestados ao órgão. Sem a unidade do órgão, diversas pessoas carentes em Mossoró iam ficar sem assistência.
FOTO: REPRODUÇÃO/GOOGLE

O Presidente Jair Bolsonaro recuou sobre a decisão de solicitar o retorno de 819 servidores do Poder Executivo Federal que estavam atuando na Defensoria Pública da União (DPU).

A decisão tomada nesta quinta-feira (18) quando o presidente assinou uma medida provisória, fazendo com que o órgão descartasse o fechamento de 43 unidades no país, entre elas, a de Mossoró.

De acordo com o órgão, a única unidade do interior potiguar corria o risco de fechamento, caso os servidores requisitados, que são responsáveis por 75% da força de trabalho administrativa da unidade, tivessem que voltar aos órgãos de origem a partir de 27 de julho.

Veja mais:

Mossoró perderá unidade da Defensoria Pública da União por falta de servidores


A possibilidade de devolução compulsória decorria da Lei 13.328/2016, que estabeleceu prazo máximo de três anos de tempo de requisição de servidores da administração pública federal direta pela DPU.

"Com a MP assinada hoje, a administração do órgão pode agora concentrar esforços junto ao Congresso Nacional para solução definitiva em relação ao quadro de pessoal por meio do Projeto de Lei 7.922/2014 ou substitutivo que crie a carreira administrativa própria da Defensoria Pública da União", informou a DPU.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário