28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
ANNA PAULA BRITO
19/08/2019 11:15
Atualizado
19/08/2019 11:24

População já pode levar os animais para receberem dose da vacina antirrábica

A Campanha da Vacinação Antirrábica foi iniciada neste segunda (19). A Técnica de Vigilância em Saúde, Karla Cartaxo, disse que é muito importante que a população leve seus animais, o quanto antes, para receberem a dose da vacina, visto que a doença é letal, tanto para o animais quanto para os seres humanos; Confira o pontos de vacinação.
Em Mossoró, a expectativa é que sejam vacinados cerca de 32 mil cães e 17 mil gatos durante o período de vigência da campanha.
FOTO: REPRODUÇÃO

No início da manhã desta segunda-feira (19) foi iniciada, em todo os país, a Campanha de Vacinação Antirrábica.

O MOSSORÓ HOJE conversou com a Técnica de Vigilância em Saúde, Karla Cartaxo, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade para saber como a população deve proceder para vacinar seus animais.

Karla informou que existem seis pontos de vacinação em Mossoró e que a população pode ser dirigir a qualquer um deles para vacinar os animais.

A vacinação está sendo realizada, pela manhã e à tarde, no CCZ (localizado no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, rua Pedro Alvare Cabral, n° 01, Aeroporto) e em um ponto fixo do Parque Municipal de Mossoró, das 7h30 às 11h e das 14h às 17h.

Nos demais pontos a aplicação das doses acontece somente no período da tarde, das 14h as 17h. São eles: A praça em frente ao Arte da Terra, Praça do Inocop (no Alto de São Manoel), Centro Comercial do Abolição 2 e Praça do Livro (na Av. Rio Branco).

Karla explicou que é extremamente importante realizar a vacinação, visto que a raiva é uma doença letal, não só para os animais, mas também para os seres humanos.

“Nós pedimos que as pessoas tragam seus animais o quanto antes, não deixem para última hora. Nós queremos garantir que a cidade continue livre da doença. Até o momento, nós não temos nenhum caso registrado, justamente porque existe esse controle e esse cuidado na assistência a saúde dos animais e da população”, explicou.

No dia 28 de setembro, acontecerá o dia D de vacinação. Na ocasião, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mossoró estarão realizando a aplicação das doses da vacina, para facilitar o acesso da população à medicação.

A Campanha de Vacinação Antirrábica segue até o dia 18 de outubro.


CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Em 2019 o Ministério da Saúde reduziu de 800 mil para 500 mil o número de doses da vacina enviadas ao Rio Grande do Norte.

Veja mais:

Ministério da Saúde reduz em 300 mil as doses da Vacina Antirrábica enviadas ao RN


Devido a isto, não são todas as cidades do estado que irão receber as doses. Na região, apenas Mossoró e Governador Dix-sept Rosado receberam as vacinas.

O MOSSORÓ HOJE perguntou a Karla como a população das cidades vizinhas deve proceder e se será possível trazer os animais para se vacinar em Mossoró.

“Nós entendemos que é muito importante que todos os animais sejam vacinados, mas Mossoró é uma cidade muito grande e a prioridade é vacinar os animais daqui. Nossa intenção é vacinar 80% da população de cães (32 mil) e gatos (17 mil). Mas hoje a tarde nós teremos uma reunião para discutir essa logística com relação aos municípios vizinhos”.

Neste primeiro momento da campanha, foram entregues aos pontos de vacinação um total de 7 mil doses, mas a Regional de Saúde deverá ficar abastecendo os postos, com novas doses, semanalmente.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário