29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
VARIEDADES
27/08/2019 16:01
Atualizado
27/08/2019 18:06

Filme “A Vida Invisível” é o escolhido para concorrer à vaga no Oscar 2020

O filme deve concorrer com outras cinco produções para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional. ‘A Vida Invisível’ é dirigido pelo cearense Karim Aïnouz e tem como protagonista a atriz Fernanda Montenegro.
Filme “A Vida Invisível”, com Fernanda Montenegro, é o escolhido para concorrer à vaga no Oscar 2020.
FOTO: DIVULGAÇÃO/BRUNO MACHADO

"A Vida Invisível" foi o filme indicado pelo Brasil para tentar uma vaga no Oscar 2020. Ele disputou com outros 11 concorrentes e tenta agora uma dos cinco indicações na categoria de Melhor Filme Internacional, antes chamada Filme em Língua Estrangeira.

Dirigido pelo cearense Karim Aïnouz, o filme narra a trajetória de duas irmãs cariocas nos anos 1950, com "sonhos soterrados pelo peso de uma sociedade machista".

Fernanda Montenegro e Carol Duarte dividem o papel de Eurídice. O filme tem estreia prevista para novembro no Brasil e foi o vencedor da mostra “Um Certo Olhar”, do Festival de Cannes.

Baseado no romance de Martha Batalha, "A vida invisível de Eurídice Gusmão", a ideia era dar voz às mulheres, segundo o cineasta. Foi também uma forma de homenagear sua mãe, que o educou sozinha, e sua avó que viveu 108 anos.

Mais melodramático e com atuações que lembram as do teatro, "A vida invisível" teve como inspiração declarada as telenovelas brasileiras dos anos 1970.


'BACURAU' BEM VOTADO

Após quase duas horas de reunião na Cinemateca Brasileira, a comissão especial da Academia Brasileira de Cinema tomou a decisão após ficar dividida.

“Não foi consenso, mas todos gostamos do filme”, declarou Anna Muylaert, presidente da comissão. Segundo ela, o placar foi de 5 para "A vida invisível" contra 4 para "Bacurau".

“Tomamos a decisão pensando nas chances do filme na campanha americana. É um dos maiores diretores do cinema brasileiro e tem influência no cinema americano, tem a Fernanda Montenegro, que já concorreu ao Oscar, e é um belíssimo filme”.

O longa ‘Bacurau’, que é estrelado por Sônia Braga, foi gravado no Rio Grande do Norte, nas cidades de Parelhas e Acari, no Seridó potiguar.

Além de ter sido filmado no RN, Bacurau teve participação da comunidade local. As gravações terminaram em maio do ano passado.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário