23 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:26
SAÚDE
02/09/2019 17:05
Atualizado
03/09/2019 08:34

Uso frequente de salto alto pode afetar a saúde, diz especialista

“O mau uso do acessório pode desencadear metatarsalgia (dor na região dos dedos e na face plantar), fasceíte plantar (dor no calcanhar), entorse do tornozelo, tendinite e até problemas de coluna”, explica o Dr. Osvaldo Lara Júnior, do Hapvida Saúde.
FOTO: REPRODUÇÃO

Para grande parte das mulheres o salto alto é um acessório indispensável na composição do look em qualquer ocasião. Para a saúde, no entanto, ele pode trazer inúmeros problemas, é o caso das lesões e deformidades nos pés e tornozelos, por exemplo.

O médico ortopedista do Hapvida, Dr. Osvaldo Lara Júnior, alerta para as possíveis complicações.

“O mau uso do acessório pode desencadear metatarsalgia (dor na região dos dedos e na face plantar), fasceíte plantar (dor no calcanhar), entorse do tornozelo, tendinite e até problemas de coluna”.

O ideal, segundo o especialista, é usar opções de saltos mais baixos, com cerca de 2 a 3 centímetros de altura.

Entre os que mais prejudicam a saúde estão os sapatos de salto e bico fino, pois são os que causam maior instabilidade ao caminhar, gerando desequilíbrio no indivíduo.

A solução para quem não consegue ficar longe dos saltos, de acordo com Dr. Osvaldo é “diminuir o tamanho e o tempo de uso, ou seja usá-los apenas de dois a três dias na semana”.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário