23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
ESTADO
27/09/2019 15:04
Atualizado
27/09/2019 15:16

Cipriano alerta prefeitos para intensificar campanhas contra o sarampo

O secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia, se reuniu com prefeitos e secretários municipais de saúde no auditório da II Região de Saúde de Mossoró na manhã desta sexta-feira, 27
Prefeitos da região Oeste de Mossoró são alertados pelo Secretário Estadual de Saúde para intensificar o combate ao sarampo, com campanha vacinal
Foto: Cezar Alves

O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, divulgou nesta sexta-feira (27), em primeira mão em Mossoró, onde o governo se instalou, que a Sesap estará lançando nos próximos dias um conjunto de ações como parte da promoção à saúde no sentido de proteger a vida principalmente de crianças, com a presença do Ministério da Saúde.

Segundo Cipriano Maia, "nós temos hoje o problema do sarampo e faço um chamamento de todos os prefeitos (as) para a necessidade de intensificar a cobertura vacinal em seus municípios, assim como as arboviroses é outra preocupação nossa". 

O secretário fez essa fala na reunião que participou na II Unidade Regional de Saúde (Usarp) com a participação de prefeitos da região Oeste. A reunião contou com a presença também da coordenadora de Programas Estratégicos e do RN+Saudável, Teresa Freire, que abordou o que é o programa e seus objetivos.

"Quando se fala de RN+Saudável estamos tratando de um programa que diz respeito a qualidade de vida da população conforme o próprio conceito do SUS e isso se faz através de politicas publicas".

Sobre os consórcios Interfederativos de Saúde, Cipriano Maia ressaltou a sua importância e disse que não se trata de uma solução, mas que contribuirá com a gestão do SUS no Rio Grande do Norte para que se fortaleça a integração sistêmica para o melhoramento do atendimento a população. "Para quê os consórcios Interfederativos de Saúde tenha sucesso ele tem que ter a adesão de todos".


RN+Saudável

Teresa Freire disse que o programa foi lançado no último dia 18 pela governadora Fátima Bezerra e objetiva um olhar mais amplo para a saúde envolvendo todos os órgãos de governo e a sociedade. De acordo com ela o RN+Saudável trabalha com quatro eixos de atuação: cultura da paz; estilo de vida; ambientes saudáveis e; inclusão e equidade. Trinta municípios já aderiram ao programa que pretende atingir todo o Estado.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário