25 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:45
SAÚDE
28/10/2019 08:44
Atualizado
28/10/2019 08:45

Dor de garganta: especialista explica como aliviar os sintomas

A dor de garganta pode ser passageira e acompanhada de uma gripe, ou pode ser persistente, por isso o otorrinolaringologista do Hapvida Saúde, Dr Pedro Cavalcanti, esclarece que a dor de garganta pode ser causada por infecções bacterianas ou virais.
FOTO: REPRODUÇÃO

Inflamação, irritação e dificuldade para engolir, são alguns dos sintomas que caracterizam a infecção de garganta. Segundo o otorrinolaringologista do Hapvida Saúde, Dr Pedro Cavalcanti, as mudanças de clima favorecem o aumento da dor de garganta.

‘‘A doença é bem comum e a gente realiza muitas consultas no dia a dia tanto em crianças quanto adultos. A atenção é para os sintomas, porque os mais simples podem levar a algo mais grave’’, explica o especialista.

A dor de garganta pode ser passageira e acompanhada de uma gripe, ou pode ser persistente, por isso o médico esclarece que a dor de garganta pode ser causada por infecções bacterianas ou virais.

‘‘Grande parte das dores de garganta tem causa viral e nesses casos podem ser feitos uso de medicamentos anti-inflamatórios. Mas, se os sintomas aumentarem, seguido de febre, por exemplo, o paciente deve procurar o médico’’, alerta Dr Pedro Cavalcanti.

Quase todas as irritações da garganta, incluindo infecções na garganta, melhoram com tratamento de 7 dias, de acordo com o médico.

Para aliviar a dor, não é recomendado o uso de medicamentos sem prescrição. O otorrinolaringologista do Hapvida Saúde ressalta que ‘‘o tratamento vai muito do quadro histórico do paciente que ele já tem, o ideal é procurar o especialista e evitar agravamento da doença’’.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário