25 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:54
SAÚDE
18/11/2019 16:20
Atualizado
18/11/2019 16:20

Potiguares de 20 a 29 anos já podem se vacinar contra o sarampo

A segunda fase da campanha de vacinação contra a doença, voltada especificamente para esse público, está sendo realizada em todo o país. O “Dia D” da campanha está marcado para 30 de novembro. A dose da vacina pode ser conseguida nos postos de saúde dos municípios.

A partir desta segunda-feira (18) os potiguares de 20 a 29 que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação já podem se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima e garantir a imunização contra o Sarampo.

A segunda fase da campanha, voltada especificamente para este público já está sendo realizada em todo o país. O “Dia D” da campanha está marcado para 30 de novembro.

O estado recebeu 99 mil doses do Ministério da Saúde e distribuiu um total de 140 mil entre as unidades básicas de saúde do estado.

A primeira fase começou em 25 de outubro, voltada às crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Agora a nova fase é para os adultos.

Veja mais:

Dois novos casos de sarampo no RN são confirmado pela Sesap


De acordo com Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), os adultos jovens são os que acabam circulando com maior frequência, portanto apresentam mais mais riscos.

Além disso, nacionalmente, esse grupo é o que tem maior incidência notificação de caso de sarampo.

No Rio Grande do Norte, de acordo com Alessandra, o maior número de notificações é para crianças com menos de cinco anos, mas nos casos confirmados o estado segue a tendência nacional e os jovens adultos são os mais afetados.

"Nós enfrentamos dificuldade na base de dados para estimar quantos precisam tomar a vacina. Nós temos uma população estimada em 600 mil pessoas, mas não sabemos quantas precisam de atualização. Com base na estimativa do Ministério da Saúde, foram enviadas 99 mil doses e, visando nosso estoque atual, distribuímos 140 mil doses", afirmou.

Apesar de a campanha visar os jovens adultos, a subcoordenadora lembrou que a vacina faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível nos postos para todas as pessoas que precisem.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário