Para incentivar a redução do índice de endividamento das micro e pequenas empresas potiguares e capacitar os donos dessas empresas na área de finanças, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove uma semana de mobilização oferecendo consultoria e capacitação financeiras e rodada de negociação com agentes financeiros, no período de 5 a 9 de outubro, nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó.
A ideia é aproximar empreendedores, cujas empresas estão inadimplentes com o sistema financeiro, dos respectivos bancos para renegociação das dívidas com participação do Tribunal de Justiça do estado, além de repassar conhecimento em gestão financeira.
A ação faz parte da programação do Movimento Compre do Pequeno Negócio. As inscrições para agendamento já estão abertas e podem ser feitas pelo 3616-7900, em Natal, e nas duas cidades do interior nas respectivas sedes dos escritórios regionais do Sebrae.
O período de inscrição vai até o dia 15 deste mês, mas, é importante que o empreendedor interessado se inscreva com antecedência, já que será necessário um agendamento prévio com consultor do Sebrae para apresentação da dívida e da instituição financeira credora.
Antes da reconciliação propriamente dita, o consultor especializado vai elaborar um plano de ação individualizado para dar condições de o empreendedor liquidar os débitos. Tudo gratuitamente.
O plano de ação contempla consultoria para redução de custo da empresa para aumentar margem de lucro, aumentando assim a capacidade de pagamento. Além disso, o planejamento também inclui substituição de dívidas, por outras modalidades que têm juros menores, e preparação para a negociação junto a representantes dos credores.
De acordo com diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, com o endividamento, as empresas sofrem com acúmulo de dívidas, chegando até a terem restrições de crédito, o que dificulta o e agrava o cenário econômico.
“As empresas credoras também padecem com atrasos ou perdas de seus recursos financeiros, além de terem reduzido seu mercado de clientes”, explica o superintendente. Segundo ele, a proposta do Sebrae com essa mobilização é aproximar bancos e devedores com interesse em negociar dívidas vencidas, cláusulas de difícil cumprimento, prazos extrapolados ou outras demandas, assim como incentivar o empreendedor a se dedicar melhor a gestão financeira do negócio.
Antes da rodada de negociação, os participantes também serão capacitados, através de cursos e palestras na área financeiras.
A ideia é melhor qualificar os empreendedores a enfrentar os momentos de incertezas econômicas, com ênfase na área de gestão financeira, a pontada como uma das mais frágeis no meio corporativo.
Serão trabalhados os temas ‘Estratégias de Vendas’, ‘A Importância do Capital de Giro para o Sucesso do seu Negócio’, ‘Como atrair, conquistar e manter clientes’, ‘Controle sua empresa, antes que ela descontrole você!’, ‘Alta Performance em Vendas’, ‘A Importância do Capital de Giro para o Sucesso do seu Negócio’, ‘Como atrair, conquistar e manter clientes’, ‘Educação Financeira’ e ‘Fluxo de Caixa: Controle e Planeje as Finanças da sua Empresa’.