25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
SAÚDE
CEZAR ALVES
18/12/2019 16:55
Atualizado
18/12/2019 17:06

Ministério da Saúde credencia 10 leitos de UTI do Hospital São Luiz

Unidades vão ficar de apoio ao Hospital Regional Tarcísio Maia, sendo gerenciados pela Central de Gerenciamento de Leitos do SUS, em Mossoró; O credenciamento se deu pelas diligências do deputado estadual Allyson Bezerra, no Conselho Estadual de Saúde e em Brasília
FOTO: REPRODUÇÃO

O deputado Allyson Bezerra, do Solidariedade, conseguiu uma conquista que vai salvar muitas vidas em Mossoró-RN: o credenciamento de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva para o Hospital São Luiz. Esta UTI já está pronta para começar a funcionar.

A portaria (3.405/MS), do ministro Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, foi publicada neste dia 17 no Diário Oficial da União, em Brasília. Com a efetivação do credenciamento, o Sistema Único de Saúde passa a enviar os recursos para o Fundo Municipal de Saúde para custeá-la.

O quadro de saúde pública em Mossoró é gravíssimo. O Hospital Regional Tarcísio Maia tem 9 leitos de UTI credenciados ao SUS, sendo que geralmente tem fila média de 10 a 15 pacientes aguardando vaga em leito de UTI, o que comprova a carência de leitos na cidade.

Além do HRTM, existe também UTI credenciada ao SUS no Hospital Wilson Rosado - 20 leitos, no Hospital Santa Luzia - 9 leitos, e no Hospital Maternidade Almeida Castro - 8 leitos. Além destes, existe outros 10 contratados no HWR por determinação da Justiça.

Todos os leitos de UTI que são custeados com recursos públicos/SUS em Mossoró são gerenciados pela Central de Regulação de Leitos de UTI, que por sua vez é gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró-RN.

A UTI do HSL, com o credenciamento ao SUS, passa a ser gerenciada também pela Central de Regulação de Leitos de SUS. A publicação da Portaria 3.405 pode motivar o Estado a cancelar o contrato emergencial, no valor de R$ 25 mil ao dia, com os 10 leitos de UTI do HWR.

Quando tomou ciência dos fatos, o deputado Allyson Bezerra disse que havia mais ou menos 2 anos que o processo de credenciamento dos leitos de UTI do HSL estava parado na Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró. Este fato não foi explicado pela Prefeitura de Mossoró.

Para quebrar a “barreira” e credenciar os 10 leitos de HSL ao SUS, o deputado Allyson Bezerra levou porta na cara na Prefeitura Municipal de Mossoró, enfrentou o Conselho Estadual de Saúde e bateu na porta da bancada federal do RN em Brasília-RN.

Na capital federal, Allyson Bezerra narra que foi recebido pelos senadores Styvenson Valentin, do Podemos; Zenaide Maia, do PHS; Jean Paul Prates, do PT; além deputados federais Rafael Motta, do PSB; Benes Leocádio, do PRB; e General Girão, do PSL.

Allynson disse ao MOSSORO HOJE que conseguiu algo extraordinário para Mossoró: “Vitória da saúde, vitória de Mossoró. Finalmente, o Hospital São Luiz recebeu o tão esperado credenciamento para operar os 10 leitos de UTI. Quem ganha é a saúde de Mossoró, é a saúde do nosso povo”, afirmou o parlamentar.


VEJA PORTARIA ABAIXO:


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário