19 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:48
SAÚDE
07/01/2020 10:39
Atualizado
07/01/2020 10:40

Levantamento mostra que 14 milhões de brasileiros são portadores de diabetes

A diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte.
FOTO: REPRODUÇÃO

Você deve conhecer alguém ou até mesmo ter um parente portador de diabetes. De acordo com levantamento da International Diabetes Federation (IDF), o Brasil tem cerca de 14 milhões de diabéticos.

No mundo, a estimativa é que uma em cada 11 pessoas possuam a doença, as informações são da Organização Mundial da Saúde – OMS.

Segundo o endocrinologista do Hapvida, Dr Ociran Filho, a ”diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A função da insulina é quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo”.

A diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, a diabetes pode levar à morte. Os tipos 1, 2, pré-diabéticos e diabetes gestacional são os mais comuns no Brasil.

· Diabetes tipo 1 é uma doença crônica não transmissível e hereditária, mais comum em crianças;

          Diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida, está diretamente ligada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados;

· Pré-diabetes é quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar um Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2. É um sinal de alerta do corpo, que normalmente aparece em obesos, hipertensos e/ou pessoas com alterações nos lipídios;

· Diabetes gestacional ocorre temporariamente durante a gravidez. As taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificada como diabetes tipo 2.

SINTOMAS, PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Sede anormal e boca seca; Urinar frequentemente; Perda de energia e fadiga extrema; Fome constante; Perda de peso repentina; Visão desfocada; Dormência e formigamento nas mãos e pés; Cicatrização lenta de feridas e infecções recorrentes.

De acordo com o especialista, a melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é “a prática de hábitos saudáveis.

Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas; Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras; Parar de fumar; Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias); Manter o peso controlado”.

 O tratamento varia conforme o grau da doença. Para os pacientes que possuem o tipo 1 é preciso injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores considerados normais.

Já os que contraíram o tipo 2 o tratamento consiste em identificar a necessidade de cada pessoa e indicar, conforme cada caso, medicamentos e técnicas variadas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário