Nesta sexta-feira (22) o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou o resultado do laudo, esclarecendo a causa da morte de Renata Kelly de Souza Dutra, de 32 anos.
De acordo com o laudo oficial, o jovem patuense morreu devido a uma processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada por uma bactéria.
A Meningococcemia ou Meningite Meningocócica, é o tipo mais grave da doença e, dependendo do caso, pode levar o paciente à morte em algumas horas após o aparecimento dos sintomas.
Renata morreu no final da tarde desta quarta-feira (22), após apresentar febre alta e muitas bolhas pelo corpo.
Os sintomas surgiram durante a manhã e no final da tarde ela foi levada para o Hospital Regional de Pau dos Ferros. Ela morreu após dar entrada na unidade de saúde.
A princípio, acreditava-se que Renata havia morrido devido a complicações causadas por uma picada de escorpião que ela havia sofrido no sábado (17).
Veja mais:
Patuense picada por escorpião morre no hospital de Pau dos Ferros
Contudo, após o exame de necropsia, realizado no SVO de Mossoró, ficou constatada a real causa da morte, deixando claro que a picada de escorpião foi apenas uma infeliz coincidência.
Devido a gravidade da doença, no final da noite desta quinta-feira (23) o MOSSORÓ HOJE teve acesso a um áudio onde uma familiar de Renata informou que a médica perita havia aconselhado a família a não abrir o caixão da jovem e realizar o enterro o mais breve possível para evitar o contato de outras pessoas com a bactéria.
Renata Kelly foi enterrada por volta das 8h desta sexta-feira (24), na cidade de Patu.
Após o diagnóstico oficial, a Sesap deverá entrar em contato com as pessoas que tiveram contato com a jovem durante a manifestação dos sintomas para que sejam vacinados e possa ser tomadas todas as providências para evitar o contágio.