28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:57
EDUCAÇÃO
COM INFORMAÇÕES DO G1
28/01/2020 15:22
Atualizado
28/01/2020 15:22

Candidatos visualizam resultado do Sisu mesmo com proibição do TRF3

O MEC admitiu que as listas do Sisu chegaram a ser publicadas no site do sistema por alguns minutos, mas que as publicações não representam o resultado oficial; alunos cujos nomes constavam na lista de aprovados, bateram print dos resultado.
FOTO: REPRODUÇÃO

Candidatos que concorrem a uma vaga em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) relataram ter visto a lista com os resultados dos selecionados.

De acordo com os relatos divulgados em redes sociais por volta das 10h desta terça-feira (28), a informação logo saiu do ar.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) admitiu que as listas do Sisu chegaram a ser publicadas no site do sistema.

"O Ministério da Educação informa que as listas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 visualizadas, por alguns minutos, na manhã desta terça-feira (28), não representam o resultado oficial. Em razão de decisão judicial, a divulgação do resultado final continua suspensa" - nota do MEC

O resultado do Sisu está embargado por decisão liminar da Justiça de São Paulo. O governo federal já recorreu uma vez e teve o pedido indeferido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

Agora, tenta o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O STJ informou que ainda não houve uma decisão sobre o recurso.

Veja mais:

Após adiar resultado do Sisu e inscrições do Prouni, MEC libera consulta de bolsas


De acordo com o cronograma do Sisu, os nomes dos aprovados deveriam ser divulgados nesta terça. A origem da crise está nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que são usadas na disputa pelas vagas do Sisu.

Por causa de um erro da gráfica Valid, contratada pelo Inep para imprimir as provas do Enem, quase 6 mil candidatos ficaram com notas mais baixas.

O MEC diz ter identificado todos os afetados e consertado as notas, porém mais de 40 ações foram protocoladas em diversos estados.

A decisão que está travando a divulgação das notas foi movida pela Defensoria Pública de São Paulo, que também questiona diretamente o ministro Abraham Weintraub por atender a pedido isolado em rede social.

LISTA DO SISU

Além dos relatos dos estudantes nas redes sociais, o G1 Pernambuco recebeu uma lista com o nome de aprovados no curso de medicina do campus Recife e Caruaru, da Universidade Federal de Pernambuco.

Professores confirmaram terem tido acesso à lista - um deles afirmou que o nome e a nota de um dos aprovados conferia com os dados de um candidato que ele conhecia.

Candidatos que apareciam com os nomes aprovados confirmaram que nome completo, número de inscrição e média são os mesmos


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário