04 JUN 2020 | ATUALIZADO 19:07
SAÚDE
30/03/2020 08:43
Atualizado
30/03/2020 08:43

Ceratocone atinge jovens entre 10 e 25 anos; entenda a doença

A+   A-  
A enfermidade faz com que a córnea se projete para frente, formando uma saliência em forma de cone, o que pode levar ao comprometimento da visão. “O ceratocone causa sintomas justamente na fase da escola, do vestibular e dos primeiros empregos. É o momento da vida em que a visão é importantíssima”, explica o oftalmologista Márcio Florêncio.
Imagem 1 -
FOTO: REPRODUÇÃO

O ato de coçar os olhos repetidas vezes pode gerar uma doença pouco conhecida para a maioria da população: o ceratocone. A enfermidade faz com que a córnea se projete para frente, formando uma saliência em forma de cone, o que pode levar ao comprometimento da visão.

O médico oftalmologista do Hapvida, Dr. Márcio Florêncio explica que a doença se manifesta principalmente entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo e pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, o distúrbio pode afetar mais um olho que o outro.

De acordo com o oftalmologista, ela é uma doença genética rara, de caráter hereditário e evolução lenta. “O ceratocone causa sintomas justamente na fase da escola, do vestibular e dos primeiros empregos. É o momento da vida em que a visão é importantíssima”, disse Dr Márcio.

SINTOMAS DE CERATOCONE

O principal sintoma é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Alguns podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto), halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) e coceira.

TRATAMENTO

O tratamento visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados e principalmente preservar a saúde da córnea.

As alternativas de tratamento sempre são avaliadas, como óculos, lentes de contato e cirurgias. O tratamento adequado deve ser indicado por um médico.


Notas

Compra Notebook

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário