19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
ESTADO
28/05/2020 15:18
Atualizado
28/05/2020 15:21

Governo do RN sanciona lei de combate a violência doméstica em condomínios

De acordo com o texto publicado na edição desta quinta-feira (28) do DOE, síndicos e administradores de condomínios no estado devem comunicar imediatamente às autoridades sobre a ocorrência ou indícios de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso, que venham a ocorrer dentro das unidades residenciais. O descumprimento das medidas poderá resultar em multas para os condomínios.
FOTO: REPRODUÇÃO

A governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei nº 10.720/2020 que diz que síndicos e administradores de condomínios no Rio Grande do Norte deverão comunicar às autoridades sobre a ocorrência ou indícios de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso, que venham a ocorrer dentro das unidades residenciais.

A proposta, de autoria da deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), foi aprovada pela Assembleia no dia 6 de maio e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (28). O descumprimento das medidas poderá resultar em multas para os condomínios.

Veja mais:

ALRN aprova projetos de lei para coibir a violência contra a mulher


De acordo com a lei, a comunicação deverá ser feita imediatamente por telefone e em seguida por escrito, conforme andamento do processo da ocorrência, no prazo de até 48h após conhecimento do fato com "informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima".

“É do conhecimento de todos que a violência doméstica e familiar ainda é uma infeliz realidade em nosso País e no Rio Grande do Norte. Certamente, a conscientização da população sobre a importância de denunciar os casos de violência doméstica e familiar está aumentando, porém entendemos que outras medidas também devem ser adotadas para que cada vez mais os agressores sintam-se coibidos em praticar os atos de violência”, justificou da deputada Cristiane Dantas quando apresentou a PL.

O valor da multa prevista para o descumprimento da lei está fixado entre R$ 500 e R$ 10 mil, a depender das circunstâncias da infração. A multa será aplicada em caso de uma segunda autuação. Na primeira, a penalidade é uma advertência.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos informou que a quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus gerou um aumento de quase 9% no número de ligações para o canal Ligue 180 em todo o país.

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a violência física e sexual contra mulheres aumentou durante isolamento social.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário