A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem registrado um grande volume de atendimentos online durante este período do pandemia. No entanto, a Caern afirma que muitas solicitações não estão sendo atendidas devido as erros dos clientes no momento de cadastramento de informações ou envio de documentos.
“É imprescindível que o cliente deixe um contato telefônico e e-mail atualizados. Os atendentes dão retorno por telefone ou e-mail. É comum eles não conseguirem contato com os telefones registrados no sistema”, explica o órgão.
A solicitação de atendimento pode ser realizada por meio do site www.caern.com.br. Para negociar débitos com a Companhia, por exemplo, o cliente precisa fazer seu cadastro de e-mail e telefone para maior segurança.
Após o procedimento, a Caern envia por esse e-mail um código de verificação que substitui a assinatura presencial. A orientação é que sejam observadas as recomendações para que o procedimento solicitado pelo usuário seja bem sucedido.
Outra explicação dada pela companhia é quanto a digitalização de documentos. O cliente deve ficar atento ao resultado final para as informações estejam legíveis.
“Em caso de escritura de imóvel não pode ser só a primeira página ou a última. Tem que ser o documento completo. A digitalização não pode gerar documentos muito pesados, pois não serão anexados. Fique atento a contas atrasadas ou pagamentos em duplicidade. Alguns serviços on line só podem ser solicitados com as contas em dia”, diz.
Quanto a troca de titularidade, a Caern explica que o serviço exige o documento pessoal de quem vai ficar como titular e o contrato de locação ou compra e venda completo, por isso, o documento de identidade deve constar os dois lados e legíveis.
SERVIÇOS OPERACIONAIS
Para informar sobre vazamento de água ou esgoto na rua, falta de água e outros serviços também existe área específica na Agência Virtual da Caern e através do aplicativo Caern Mobile, que pode ser encontrado nas lojas de Apps.
PRINCIPAIS SERVIÇOS ONLINE E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Negociação de débitos
• Deve ser solicitado pelo titular usuário
• Deve possuir e-mail e telefone atualizado no cadastro (caso não tenha, precisa solicitar antes)
• O próprio cliente efetua
Transferência de titularidade:
• RG e CPF
• Selfie segurando o RG
• Escritura ou IPTU ou Contrato de Locação ou Documento equivalente
Religação de ramal de água e Corte a pedido do cliente
• Deve ser solicitado pelo titular usuário
• Não pode haver débitos pendentes
• RG e CPF
• Selfie segurando o RG