20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
POLÍCIA
19/11/2020 10:58
Atualizado
19/11/2020 11:07

PF do Ceará deflagra operação contra desvios de recursos público e cumpre mandados em Mossoró

A segunda fase da Operação KM LIVRE investiga a atuação de grupo que é liderado por investigado que exerceu mandatos de deputado federal e estadual no Ceará no período da investigação; Foi encontrada grande quantidade de dinheiro em espécie, com suspeita de lavagem de dinheiro, ocultado na sede de uma das empresas investigadas, no bairro de Fátima, em Fortaleza.
FOTO: JUNIOR ALVES

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (19) a segunda fase da Operação KM LIVRE, em atuação conjunta com a Controladoria Geral da União, com o fim de investigar a atuação de agentes públicos nos crimes desvio de recursos públicos, fraudes a licitações e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Russas e Caucaia, no Ceará, em Mossoró/RN e no Rio de Janeiro/RJ.

Na cidade de Mossoró o mandado foi cumprida na sede da empresa Locavelthe, localizada na Ilha de Santa Luzia, especializada no aluguel de veículos.

Os mandados foram deferidos pela Justiça Federal, decorrente de investigação em inquérito policial que apura fraudes na contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas, com desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro, com atuação de grupo que é liderado por investigado que exerceu mandatos de deputado federal e deputado estadual no Estado do Ceará no período da investigação.

Há fortes evidências de lavagem de dinheiro ilícito por meio da aquisição clandestina de corretoras de valores e de sociedades em conta de participação do ramo de energia eólica, com a ajuda estratégica de operadores do mercado financeiro.

A primeira fase da Operação Km Livre foi deflagrada no ano de 2016, ocasião em que houve a apreensão de mais de R$ 5,9 milhões em dinheiro na sede de uma das empresas investigadas, no bairro de Fátima.

Na fase de hoje, os policiais flagraram e estão apreendendo grande quantidade de dinheiro em espécie, com suspeita de lavagem de dinheiro, ocultado na sede de uma das empresas investigadas, no bairro de Fátima, em Fortaleza/CE.

A investigação policial identificou, a partir desses valores, documentos e dados apreendidos na primeira fase, a atuação da organização criminosa na criação de empresas com participação de laranjas, isto é, pessoas atuando em nome de terceiros investigados, reais gestores das empresas investigadas; atuação em fraudes em licitações; desvios de recursos públicos; lavagem de dinheiro com aquisição de imóveis, empresas e transações no mercado financeiro.

A organização criminosa atua há cerca de vinte anos e, desde então, tem obtido consecutivos e progressivos êxitos nas empreitadas criminosas, gerando lucros ilícitos. A Polícia Federal continua a investigação, com análise do material apreendido na Operação Km Livre – 2º fase, com o fim de detalhar a atuação de cada investigado na organização criminosa.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário