24 SET 2024 | ATUALIZADO 22:30
SAÚDE
Da redação
09/10/2015 08:29
Atualizado
13/12/2018 15:43

Mossoró se mobiliza no Outubro Rosa contra o câncer de mama

Além do exame de toque, que é importante, é preciso que seja feita a mamografia pelo menos uma vez por ano, a partir dos 40 anos de idade?, aconselha a coordenadora municipal de Saúde da mulher, Luana Medeiros.
Divulgação/PMM

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo, durante o meses de outubro, Movimento "Outubro Rosa", em alusão ao combate ao câncer de mama. Durante os 30 dias, as Unidades Básicas de Saúde (UBS"s) realização uma série de ações para conscientizar a população sobre as medidas de prevenção.

Nesta segunda-feira, 5, foi a vez da UBS Maria Soares, situada no bairro do Alto de São Manoel. Na ocasião, a comunidade contou com uma palestra educativa sobre a importância de realizar a mamografia, procedimento que tem como porta de entrada a Unidade Básica de Saúde.

Todos os meses, a Saúde realiza mais de mil mamografias, que são feitas no Instituto de Mama. O exame é marcado na UBS, através da Central de Regulação.

A paciente Patrícia Castro Carvalho teve câncer de mama há mais de três anos. Foi através do autoexame que ela teve as primeiras suspeitas e procurou o mastologista. “Muitas mulheres têm medo de fazer o autoexame de toque de mama. Mas esse procedimento é simples e deve ser levado a sério. Foi a partir dele que tive as primeiras suspeitas, procurei um mastologista e fiz o tratamento em tempo ágil. Hoje, estou curada”, conta.

De acordo com a diretora da unidade, Francineide Costa, desde o dia 1º de outubro a unidade realiza ações de alusão ao câncer.

“Fizemos uma caminhada nas ruas do bairro e incentivamos a população a realizar, periodicamente, exames de prevenção, seja o autoexame da mama e mamografia, seja o exame de próstata”, explicou.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde da mulher, Luana Medeiros, o tratamento no início da doença proporciona maiores chances de cura. “A maior incidência do câncer de mama é em mulheres a partir de 35 anos de idade. Além do exame de toque, que é importante, é preciso que seja feita a mamografia pelo menos uma vez por ano, a partir dos 40 anos de idade”, aconselha.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário