A legislação brasileira assegura às gestantes e parturientes o direito a acompanhante e Lei Estadual assegura o direito à doula, que auxilia as grávidas na hora do parto.
Veja mais:
Governo do RN sanciona lei que permite a presença de doulas em maternidades
Maternidade Almeida Castro promove curso de Doula visando redução de partos cesáreos
A fim de que este direito seja garantido a essa parcela da população potiguar com uma divulgação mais ampla, a deputada Isolda Dantas (PT) apresentou projeto de lei que dispõe sobre obrigatoriedade de afixação de cartaz informativo em maternidades, casas de parto e hospitais das redes pública e privada.
“Este projeto propõe-se a garantir a divulgação destas normas às mulheres potiguares. A presença especialmente das doulas é fundamental no encorajamento, suporte emocional e físico às mulheres, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante”, afirmou a parlamentar.
Para Isolda, a efetivação da lei é importante para dar visibilidade a esse direito que as gestantes e parturientes possuem de contar com acompanhante e de doula durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
A deputada lembra que a normatização da humanização do parto e sua integração junto às políticas públicas de saúde do SUS têm seu marco inicial em 2011 com a implementação da Rede Cegonha em nível nacional.