26 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:53
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
07/06/2021 14:46
Atualizado
07/06/2021 15:22

Bebê de 2 meses que estava engasgada é salva por soldado da PM, em Mossoró

Ayla Sophia Fernandes de Alencar, de apenas 2 meses, se engasgou por volta das 12h desta segunda-feira (7). Os pais não sabem se o engasgo foi provocado por secreção devido a um resfriado ou por leite materno. Keferson de Oliveira Alencar contou ao MOSSORÓ HOJE que ainda tentou desengasgar a filha, mas não teve sucesso. Levou a menina às pressas para a UPA do Alto de São Manoel e, no caminho, se deparou com a viatura onde estava o soldado Jorge Brendon Paiva. O procedimento de salvamento foi feito dentro do próprio carro da família. Se não tivesse encontrado o carro da polícia, eu acho que ela não teria sobrevivido”, diz Keferson.
FOTO: CEDIDA E USO AUTORIZADO PELO PAI KEFERSON

Uma menina de apenas 2 meses de vida foi salva, nesta segunda-feira (7), por um soldado da Polícia Militar, na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte.

Keferson de Oliveira Alencar, pai de Ayla Sophia Fernandes de Alencar, contou à reportagem do MOSSORÓ HOJE que a filha se engasgou, por volta do meio dia.

Explica que ele e a mãe da menina, Élida Bezerra Fernandes, ainda passaram cerca de 5 minutos tentando desengasgá-la, mas não tiveram sucesso. Decidiram, então, levar Ayla para a UPA do Alto de São Manoel.

“No caminho a gente encontrou a viatura da PM. O soldado entrou no nosso carro e conseguiu desengasgar ela ali mesmo. Se não tivesse encontrado o carro da polícia, eu acho que ela não teria sobrevivido”, diz Keferson.

O responsável por salvar a vida da pequena Ayla foi o soldado Jorge Brendon Paiva. Ele entrou na Polícia Militar do RN no último concurso, tendo se formado em 2020. Hoje é o primeiro dia de serviço do SD Brendon no 12º Batalhão da Polícia Militar, em Mossoró.

O PM conta que aprendeu as técnicas de primeiros socorros e salvamento no próprio curso de formação da Polícia Militar.

Ele contou ao MOSSORÓ HOJE que a guarnição estava em patrulhamento na Av. Presidente Dutra, quando encontraram com o veículo da família de Ayla, pedindo que eles parassem.

“O pai perguntou se a gente sabia desengasgar. O sargento disse que eu sabia, mas o pai tava muito nervoso e acho que entendeu que não sabíamos, então ele seguiu em alta velocidade. Nós seguimos atrás e conseguimos interceptar o carro. Eu entrei no veículo deles e comecei a fazer a manobra de salvamento. Ainda no local ela começou a tossir e voltou a respirar, diz.

Brendon contou que Ayla já estava “molinha e quase desacordada” quando foi socorrida. Após voltar a respirar, a menina foi encaminhada para a UPA, onde foi concluído o atendimento.

Keferson, pai de Ayla, contou, ainda, que ela está um pouco gripada, então não souberam informar se ela se engasgou com secreção provocada pela gripe ou com leite materno.

Disse que a filha está bem, já está em casa e agradeceu ao soldado. “Eu quero agradecer ao soldado Jorge Brendon, que salvou a vida da minha filha, que só tem dois meses de idade. Se não fosse ele, provavelmente ela não ia tá aqui, porque não ia dar tempo a gente chegar na UPA, já que fazia um tempo que ela tava engasgada. Eu e minha esposa agradecemos demais, demais a ele. Mostra que existem muitos policiais bons aqui em Mossoró”, concluiu.


CASO SEMELHANTE

Em fevereiro deste ano, o recém nascido Heitor Cauã, de apenas 23 dias de vida, também foi salvo graças a ação rápida de Policiais Militares do Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), da cidade de Mossoró.

O menino se engasgou, provavelmente, com restos de secreções ainda decorrentes do parto.

Na época, a viatura em que estavam os Sargento Silvestre, Madson e Walney, foi abordada pela família de Heitor e os PMs realizaram o salvamento.

Veja mais:

Recém nascido engasgado é salvo por policiais do DPRE de Mossoró


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário