01 NOV 2024 | ATUALIZADO 19:03
NACIONAL
09/08/2021 08:53
Atualizado
09/08/2021 08:54

Comissão do senado debate projeto sobre compra de vacinas pelo setor privado

O debate será realizado ao vivo, a partir das 10h desta segunda-feira (9). O projeto de lei permite que as empresas fiquem imediatamente com metade das doses que adquirirem, doando a outra metade para o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento será interativo. Os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo.
FOTO: REPRODUÇÃO

A comissão especial do Senado que acompanha as ações contra a pandemia de covid-19 realiza nesta segunda-feira (9), a partir das 10h, audiência pública para discutir o PL 948/2021.

O projeto de lei permite que as empresas fiquem imediatamente com metade das doses que adquirirem, doando a outra metade para o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a lei atual (Lei 14.125, de 2021), enquanto durar a fase de vacinação de grupos prioritários, todas as vacinas compradas pela iniciativa privada devem ser remetidas ao SUS — e apenas depois dessa etapa as empresas podem comprar vacinas para uso próprio.

O PL 948/2021 foi aprovado pela Câmara dos Deputados em abril e aguarda votação no Senado. A sugestão da audiência foi da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Foram convidados para a audiência, que será realizada por videoconferência:

Célia Regina Souza Delgado, subprocuradora-geral da República;

Sandra Krieger, integrante do Conselho Nacional do Ministério Público;

Gustavo Campana, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.

Também estão previstas participações de representantes do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O evento será interativo. Os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo.

O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo.

O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário