28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
ECONOMIA
Da redação
23/10/2015 15:14
Atualizado
13/12/2018 01:22

G-20 cria nova potência econômica e política no Nordeste

Mossoró é a única cidade do Rio Grande do Norte a integrar o grupo que tem como proposta integrar as cadeias produtivas do Nordeste e reduzir as desigualdades regionais.
Cedida

O prefeito Francisco José Júnior volta entusiasmado de Petrolina (PE), onde participou do Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional (G20 Semiárido). O Grupo, formado por 20 das maiores cidades do semiárido nordestino, tem como proposta integrar as cadeias produtivas do Nordeste e reduzir as desigualdades regionais.

Mossoró é a única cidade do Rio Grande do Norte a integrar o grupo.  Durante o evento, o prefeito apresentou a cidade e falou dos potenciais que podem ser explorados na região Oeste. Ações de combate à crise e influência maior no Congresso e nas autarquias do governo foram temas recorrentes durante evento.

Não é para menos, juntos, os 20 municípios representam um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de R$ 50 bilhões e uma população de mais de 4,6 milhões de habitantes. Mossoró, Petrolina e Juazeiro, por exemplo, estão entre as 10 cidades que mais geraram empregos no Nordeste nos últimos meses.

O G-20 pensa grande e já articula alterações nas ações para os municípios. Com todo esse poderio econômico, o Fórum quer mais atenção dos governos. A reformulação do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) é apenas um dos pleitos desse novo grupo político.

“Não há outra saída para o desenvolvimento se não a união de forças. O G-20 já nasce grande e com potencial para atrair mais atenção do governo federal para o semiárido. Há muito a ser feito e nós vamos cobrar”, enfatizou Francisco José Júnior.

Há uma grande expectativa de que, estando interligados, estes municípios discutam ações de geração de emprego, projetos de cooperação, ampliação do turismo e, consequentemente, o fortalecimento da infraestrutura aeroviário.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário