29 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:40
NACIONAL
29/10/2021 14:43
Atualizado
29/10/2021 14:43

Ministério prorroga campanha multivacinação; em Mossoró a vacinação continua nas UBS’s

Em Mossoró, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município possuem as 18 vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para a imunização. A campanha de multivacinação tem como público alvo crianças e adolescentes, menores de 15 anos, e foi prorrogada até 30 de novembro.

O Ministério da Saúde decidiu nesta sexta-feira (29) prorrogar a campanha de multivacinação em crianças e adolescentes, menores de 15 anos, até 30 de novembro. O objetivo da campanha é promover a mobilização social para a atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade).

Em Mossoró, segundo Etevaldo Lima, coordenador de imunização, a multivacinação continua acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Ele reforça a importância de atualização da caderneta de vacinação deste público.

“O intuito da multivacinação é atualizar a situação vacinal, melhorar as coberturas vacinais do público de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, do nascer até os menores de 15 anos. Com isso estamos contribuindo para o controle e eliminação ou erradicação dessas doenças imunopreveníveis”, explicou.

Em meio a queda da cobertura vacinal desse público, especialmente durante a pandemia de covid-19, a ação que começou no dia 1º de outubro, conta com a oferta de cerca de 18 imunizantes: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Até agora com mais de 3,2 milhões aplicadas São Paulo foi responsável pela maior parte delas ( 456.487), seguido da Bahia (283.230), Minas Gerais (261.673) e Ceará ( 226.298). Doses da meningocócica (444.491), febre amarela ( 349.551 ) e pentavalente (335.945) foram as mais procuradas, de acordo com o LocalizaSus.

Segundo o Ministério da Saúde, todas as vacinas, que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI), são seguras e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A atualização da situação vacinal, ressalta a pasta, aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Crianças menores de dois anos de idade foram as mais atingidas pela campanha, com mais 1,5 milhão de doses aplicadas.

Com informações da Agência Brasil.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário